Desporto

Cristiano Ronaldo conquista quinta Bola de Ouro

FAUGERE FRANCK HANDOUT

O internacional português Cristiano Ronaldo conquistou esta quinta-feira, pela quinta vez na carreira, a Bola de Ouro, atribuída pela revista France Football, que distingue o melhor futebolista do mundo em 2017.

"Sinto-me feliz. É um grande momento na minha carreira. Estou contente por ter tido uma época fantástica, com a vitória na Liga dos Campeões e na Liga espanhola. Em termos individuais, consegui tornar-me o melhor marcador da história da Champions. E a conquista desses troféus ajuda a conquistar estes prémios", disse o capitão da seleção nacional, na primeira reação a mais uma conquista.

Ronaldo agradeceu aos colegas do Real Madrid e aos companheiros da seleção e também a todos aqueles que o ajudaram a estar em grande forma.

Momentos antes, ainda no topo da Torre Eiffel, onde surgiu com a Bola de Ouro na mão, o avançado madridista confessou que nunca esperou receber o prémio naquele cenário.

"É fantástico. É uma grande experiência, não estava à espera, está frio, mas não há problema", disse.

O avançado português repetiu uma conquista que já tinha alcançado em 2008, 2013, 2014 e 2016, isto depois de já ter sido distinguido pela FIFA, em outubro, com o prémio The Best para melhor jogador do mundo este ano.

Ronaldo, que conquistou em 2017 a Liga dos Campeões, a Liga espanhola, a Supertaça europeia e a Supertaça espanhola pelo Real Madrid, igualou os cinco troféus do argentino Lionel Messi (2009 a 2012 e 2015).

A fechar o pódio ficaram precisamente Messi (2.º - Barcelona) e o avançado brasileiro Neymar (3.º - PSG). O quarto lugar foi para o guarda-redes italiano Gianluigi Buffon (Juventus) e o quinto para o médio croata Luka Modric (Real Madrid).

Em sexto ficou o defesa espanhol Sérgio Ramos (Real Madrid), no sétimo lugar o avançado francês Kylian Mbappé (PSG), na oitava posição, outro francês, o médio N'Golo Kanté (Chelsea); o nono lugar foi para o avançado polaco Robert Lewandowski (Bayern Munique) e a fechar o top 10, outro avançado, o inglês Harry Kane (Tottenham).

A cerimónia ficou também marcada por um momento especial: Georgina Rodríguez foi chamada ao palco e a organização ofereceu ao casal uma roupa para Alana Martina, a filha do casal, nascida a 12 de novembro. À frente são visíveis cinco Bolas de Ouro, numa alusão aos cinco troféus conquistados por Ronaldo:

Para além da quinta conquista, Ronaldo somou a 11.ª presença consecutiva no top 10 do prémio, entregue anualmente pela revista France Football.

Entre os futebolistas lusos, Cristiano Ronaldo, nascido na Madeira a 5 de fevereiro de 1985 (32 anos), já é, de muito longe, o melhor, ao somar cinco títulos, contra apenas um de Eusébio e outro de Figo.

  • O "amor cego" de Francisco por Maria Leal
    35:21

    Vidas Suspensas

    O programa Vidas Suspensas regressou esta terça-feira com a primeira parte do caso de um jovem que herdou um milhão de euros, esteve casado com a cantora Maria Leal e está hoje sem nada.

    1.ª parte - Reportagem na íntegra

  • Quem são os 10 novos secretários de Estado
    2:36

    País

    Quinze secretários de Estado, dez novos e cinco reconduzidos, tomam posse esta quarta-feira. O primeiro-ministro aproveitou a remodelação no Governo para mexer nas secretarias de Estado de sete ministérios.

  • Saiba se a sua conta do Facebook foi afetada pelo ataque informático

    País

    O ataque informático ao Facebook a 25 de setembro expôs informações de 29 milhões de contas. Mas não pense que os afetados estão do outro lado do mundo ou que isso nunca acontece em Portugal. Para tirar as dúvidas, a rede social disponibilizou uma ferramenta que diz se a sua conta foi afetada ou não.

    SIC

  • "Andava a trabalhar na agricultura e, na brincadeira, botei o fogo"
    8:50