Desporto

Desportivo das Aves indignado com castigo "manifestamente exagerado" a Lito Vidigal

HUGO DELGADO

O Desportivo das Aves considerou esta sexta-feira "manifestamente exagerado" o castigo aplicado ao seu treinador, Lito Vidigal, e lembrou situações ocorridas com outros treinadores expulsos na I Liga de futebol sem a mesma punição.

"Achamos o castigo aplicado aos nossos treinadores (Lito Vidigal e o adjunto João Silva) manifestamente exagerado. O que nos suscita surpresa é observar que, ao longo da presente época, já assistimos a situações análogas a não terem, e muito bem, sido alvo de dias de castigo pela expulsão do banco", pode ler-se no comunicado tornado hoje público pela SAD do Desportivo das Aves.

Lito Vidigal foi hoje castigado com oito dias de suspensão, depois de ter sido expulso no jogo com o Rio Ave, dos quartos de final da Taça de Portugal, que valeu a passagem dos avenses às meias-finais da prova.

Depois de ter sido conhecido o castigo aplicado ao seu treinador, a direção do Aves reuniu-se e optou por cancelar a conferência de imprensa agendada para hoje ao fim da tarde, na qual Lito Vidigal iria abordar a visita do Desportivo a Alvalade, no próximo domingo, em jogo da 18ª jornada da Liga de futebol.

"Da mesma maneira que se pede compreensão para quando os árbitros erram de forma grosseira, como aconteceu na passada quarta-feira, exige-se também alguma dose de tolerância e bom senso para os restantes agentes desportivos; mais ainda quando alguma situação de descontrolo momentâneo advém da reação a esses mesmos erros", lê-se no mesmo comunicado da SAD do Desportivo das Aves.

Os responsáveis do clube lamentam o castigo aplicado a Lito Vidigal, invocam os valores que norteiam a instituição que dirigem e alegam que mereciam mais compreensão e bom senso por parte de quem pune.

"Sabemos que os erros de arbitragem fazem parte do jogo e quem não erra que 'atire a primeira pedra'. Sabemos, também, que foi opinião unânime na comunicação social que esses erros existiram, e é natural a nossa indignação perante tais factos", refere, ainda, o comunicado.

No mesmo texto, a SAD do Desportivo das Aves sublinha que esta decisão do Conselho de Disciplina da FPF não mudará a postura do clube, de continuar a acreditar nas instituições do nosso futebol e nas pessoas que as comandam, mas que este, apesar do sentimento de indignação, seguirá em frente com a alma que o caracteriza.

Lusa

  • José Peseiro garante que leões estão "preparados para vencer"
    1:52

    Liga Europa

    José Peseiro garante que a equipa do Sporting está preparada o arranque da competição. A equipa leonina não conta com Bas Dost que está lesionado e falha os próximos jogos. Os leões estreiam-se hoje na Liga Europa, em casa, com o Qarabag do Azerbaijão. A SIC transmite o encontro em directo a partir das 20:00.

  • Gosta de atum? Procuram-se voluntários
    1:35
  • Suspeito de agredir bebé terá dito à polícia que perdeu a cabeça ao ouvir o choro
    2:18

    País

    O homem terá confessado à PSP e mais tarde também ao Ministério Público que perdeu a cabeça perante o choro permanente do bebé de 17 meses, filho da atual companheira. Apesar de ter confessado a agressão saiu em liberdade depois de ser ouvido em tribunal. Não chegou sequer a ser interrogado por um juiz de instrução criminal e apesar da gravidade dos factos, o Ministério Público não viu razões para aplicar qualquer medida de coação.

  • Novos e-mails põem em causa valores da saída de Garay do Benfica
    2:44

    Desporto

    O pirata informático suspeito de ter desviado centenas de e-mails do Benfica revelou mais material, alegadamente comprometedor. Segundo uma mensagem alegadamente trocada entre Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves, publicada esta quarta-feira na internet, o negócio da venda de Garay poderá ter sido feito por 13 milhões de euros e não por 6, como foi anunciado.