Desporto

A Justiça e o futebol: os processos que envolveram os presidentes de Benfica, FC Porto e Sporting

A Justiça e o futebol: os processos que envolveram os presidentes de Benfica, FC Porto e Sporting

A Operação Lex é apenas mais uma das investigações judiciais a presidentes de clubes. Os líderes de Benfica, FC Porto e Sporting já foram investigados em diferentes processos.

Luís Filipe Veira foi constituído arguido duas vezes: em 2006, no caso Mantorras, por causa da transferência do Alverca para o Benfica; e em 2009, por uma dívida de cerca de 20 milhões de euros ao BPN.

No último ano, ainda sob investigação, está o caso dos e-mails.

Pinto da Costa esteve envolvido no caso Apito Dourado. Os 16 arguidos foram absolvidos e o presidente do FC Porto processou o Estado.

Pinto da Costa também foi absolvido na Operação Fénix, que julgava crimes de associação criminosa e exercício ilícito de atividade de segurança privada.

Bruno de Carvalho não foi constituído arguido nem julgado mas é suspeito de tráfico de influências e de ter recebido uma comissão na transferência do japonês Tanaka, que jogou no Sporting entre 2014 e 2016.

  • Temperatura alta e baixa humidade vão manter-se
    2:04

    País

    A Proteção Civil vai prolongar o alerta vermelho em sete distritos do norte até quarta-feira, devido ao aumento do número de fogos nos últimos dias. Só no fim de semana foram registados mais de 200 incêndios. As temperaturas altas e a baixa humidade vão manter-se.

  • Cada vez mais pessoas escolhem trabalhar no setor imobiliário 
    3:05