Desporto

Delegação da Coreia do Norte a PyeongChang 2018 chega em silêncio e sob forte segurança

Reuters

A delegação norte-coreana, composta por esquiadores e patinadores que vão competir nos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang2018, chegou hoje à Coreia do Sul, juntando-se ao grupo de jogadoras de hóquei no gelo integrantes de uma histórica equipa conjunta dos dois países.

A delegação, composta por 32 membros, 10 dos quais atletas, liderada pelo vice-ministro dos Desportos da Coreia do Norte, chegou em silêncio, ignorando as perguntas do batalhão de jornalistas, escoltada por um forte dispositivo de segurança.

Um primeiro grupo, constituído por 12 jogadoras de hóquei no gelo norte-coreanas e três técnicos, tinha chegado à Coreia do Sul em 25 de janeiro, com vista à participação nos Jogos Olímpicos de Inverno, entre 09 e 25 de fevereiro.

Esta será a primeira equipa conjunta apresentada pelas duas Coreias - que tecnicamente se mantêm em guerra desde a década de 1950 - num evento desportivo desde 1991, estando previsto que os dois países desfilem sob a chamada bandeira unificada, na cerimónia de abertura.

A formação da equipa conjunta fez parte dos históricos acordos alcançados em janeiro entre as duas Coreias, após anos de tensão crescente devido ao avanço nuclear do regime de Pyongyang, que permitiram a participação do Norte nos Jogos de PyeongChang2018.

Lusa

  • Casas em risco após queda de ponte em Génova
    2:48
  • Marine Le Pen de fora da Web Summit de Lisboa
    1:41
  • O meu corpo tem muitos anos
    27:49
  • 301 padres terão abusado de mais de 1.000 crianças nos EUA
    2:04
  • Pelo menos 22 crianças sudanesas morrem em naufrágio no Nilo

    Mundo

    Pelo menos 22 crianças sudanesas que se dirigiam para a escola morreram hoje quando naufragou a embarcação em que seguiam, no rio Nilo, informaram esta quarta-feira as autoridades locais. A tragédia ocorreu a cerca de 750 quilómetros da capital sudanesa, Cartum.

  • Olhá Festa em Idães
    7:17
  • Parabéns Madonna. Rainha da pop faz hoje 60 anos
    1:51