Desporto

Comité Olímpico elogia decisão do tribunal de rejeitar recurso de atletas russos

DENIS BALIBOUSE

O Comité Olímpico Internacional (COI) elogiou esta sexta-feira a decisão do Tribunal de Arbitral do Desporto (TAS) de rejeitar o recurso de 47 atletas e técnicos russos que não foram convidados a participar nos Jogos de Inverno PyeongChang 2018.

Para o COI, a decisão do TAS representa um "importante apoio na luta contra o doping" e contribui para o aumento da "transparência no desporto", segundo indicou um porta-voz do organismo olímpico.

O TAS rejeitou os recursos apresentados pelos atletas e técnicos russos contra o COI por considerar que a exclusão "não tem por base uma sanção", sendo apenas o resultado de uma "decisão de elegibilidade".

A Rússia reagiu, através do vice-primeiro-ministro Vitaly Mutko, que, citado pela agência Interfax, defendeu que o tribunal decidiu sob "pressão". Um total de 80 atletas russos, cujo país está suspenso na sequência da descoberta de um programa de doping patrocinado pelo estado, vai participar em PyeongChang2018 sob bandeira neutra.

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, na Coreia do Sul, começa às 20:00 (11:00 em Lisboa).

Lusa

  • Temperatura alta e baixa humidade vão manter-se
    2:04

    País

    A Proteção Civil vai prolongar o alerta vermelho em sete distritos do norte até quarta-feira, devido ao aumento do número de fogos nos últimos dias. Só no fim de semana foram registados mais de 200 incêndios. As temperaturas altas e a baixa humidade vão manter-se.

  • Cada vez mais pessoas escolhem trabalhar no setor imobiliário 
    3:05