Desporto

Frederico Morais avança para a terceira ronda na Gold Coast, Austrália

CARLOS BARROSO

O português Frederico Morais qualificou-se hoje para a terceira ronda do Quiksilver Pro Gold Coast, ao vencer o havaiano Ezekiel Lau na repescagem da primeira etapa do circuito mundial de surf.

No sétimo heat da segunda eliminatória, Frederico Morais, 14.º do mundo em 2017, somou 12,16 pontos (5,83 e 6,33), contra os 9,9 (4,23 e 5,67) de Lau. Na terceira ronda, Kikas vai defrontar na oitava bateria Kanoa Igarashi, que cumpre a primeira prova como japonês, depois de ter iniciado a carreira sob a bandeira dos Estados Unidos.

O bicampeão do mundo John John Florence 'caiu' na repescagem da prova australiana, frente ao jovem anfitrião de 21 anos Mikey Wright.

O irmão mais novo de Owen Wright e Tyler Wright, campeã mundial em 2016 e 2017, vai agora defrontar o brasileiro Gabriel Medina, vencedor do circuito em 2015.

Além da derrota do havaiano, destaque ainda para a eliminação do australiano Matt Wilkinson, quinto em 2017, frente ao sul-africano Michael February, que substituiu o norte-americano e 11 vezes campeão do mundo Kelly Slater, devido a lesão.

Lusa

  • Diretor artístico demite-se do Museu de Serralves
    2:44

    Cultura

    Estão ainda por esclarecer as razões da demissão do diretor artístico do Museu de Serralves. João Ribas apresentou a demissão esta sexta-feira, um dia depois da inauguração da exposição do fotógrafo Robert Mapplethorp. A demissão foi associada a restrições a algumas imagens de cariz sexual explícito. Mas a Fundação de Serralves garante que foi o próprio João Ribas quem decidiu retirar duas obras da exposição. E sublinha que estava decidido desde o início apresentar as obras de cariz sexual explícito numa zona com acesso restrito.

  • Relação do Porto mantém em liberdade dois homens que violaram mulher inconsciente
    1:27

    País

    Há mais uma polémica em torno de uma decisão do tribunal da Relação do Porto. Chamada a reavaliar uma decisão da 1.ª Instância, a Relação entendeu que devia manter em liberdade dois homens que, em 2016, violaram uma mulher quando ela estava inconsciente. Os juízes dizem que a culpa dos dois homens é "mediana" e que a "ilicitude não é elevada".

  • Personalidades do futebol dizem que Ronaldo foi vítima de excesso de zelo
    2:03

    Desporto

    A UEFA vai anunciar o castigo de Cristiano Ronaldo na próxima quinta-feira, depois do cartão vermelho que o internacional português recebeu no jogo da Liga dos Campeões. O castigo pode ir de um a três jogos de suspensão. Várias personalidades do mundo do futebol acreditam que o jogador foi vítima do excesso de zelo do árbitro.