Desporto

FIFA diz que "futebol grego está à beira do precipício"

Uncredited

O presidente do Comité de Vigilância da FIFA, na Grécia, Herbert Hübel, afirmou esta quarta-feira que "o futebol grego está à beira do precipício" e que a saída dos helénicos do organismo já não parece algo "longínquo".

Hübel fez estas declarações após uma reunião com o ministro dos desportos da Grécia, Giorgos Vassiliadis, e o presidente da federação grega, Evangelos Grammenos, na sequência dos incidentes no PAOK-AEK, que originaram a suspensão do campeonato.

"O objetivo de uma partida é ganhar, mas não pela força ou armas, ameaças ou chantagem", referiu, em conferência de imprensa, o presidente do Comité de Vigilância da FIFA na Grécia.

Na partida do fim de semana entre o PAOK e o AEK, o presidente do clube de Salónica, Ivan Savvidis, entrou em campo armado, já em tempo de descontos, depois de o árbitro ter anulado um golo que poderia selar o triunfo do PAOK.

"Este comportamento fez-nos vir aqui fazer algumas recomendações", explicou Hübel.

A polícia já emitiu um mandato de captura para Savvidis - e para os seus guarda-costas -, que é procurado por violação de lei desportiva e não por ter entrado em campo armado, uma vez que possui licença de uso e porte de arma.

Na terça-feira, Ivan Savvidis apresentou, em comunicado, um pedido de desculpas "aos adeptos do PAOK e a todos os que gostam de futebol", mas o empresário russo-grego poderá ser banido dos estádios entre três a cinco anos e pagar uma multa de 50 mil euros.

O campeonato foi suspenso na segunda-feira e será retomado "assim que esteja em vigor um novo quadro, acordado com todos", disse o ministro grego.

Lusa

  • Governo promete resposta firme à detenção de portugueses na Venezuela
    1:59

    Mundo

    A detenção de portugueses e de lusodescentes na Venezuela está a preocupar o Governo que considera insatisfatórias as explicações dadas pelas autoridades venezuelanas. O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou que vai encontrar-se hoje com o homólogo venezuelano em Nova Iorque. O Presidente da República garante estar a acompanhar a situação em coordenação com o Governo.

  • Choque frontal no IC8 perto de Pombal causa seis mortos
    2:09

    País

    Uma colisão frontal matou, esta manhã, seis homens que seguiam em duas viaturas ligeiras de mercadorias, no IC8, perto de Pombal. Ainda não estão apuradas as causas do acidente, mas o nevoeiro cerrado poderá ter contribuído para o desastre.