Desporto

Volta a Portugal regressa à estrada com ligação entre Sernancelhe e Boticas

NUNO VEIGA/ LUSA

A Volta a Portugal regressa hoje à estrada, após o dia de descanso, com a realização da sexta etapa, entre Sernancelhe e Boticas (165,4 quilómetros), com o espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto) na liderança.

Com metade da 80.ª edição cumprida, o vencedor de 2017 tem 52 segundos de avanço sobre Jóni Brandão (Sporting-Tavira) e 1.41 sobre o espanhol Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano).

Após a partida de Sernancelhe, em estreia na Volta, os ciclistas terão de passar por três contagens de montanha de terceira categoria, em São João de Lobrigos (60,8 quilómetros), Cumieira (73,5) e Pinho (136,7).

Contudo, a grande dificuldade da etapa estará a 16,6 quilómetros de Boticas, com uma contagem de primeira categoria em Torneiros, uma subida em estreia na Volta a Portugal.

Esta subida será muito curta, mas difícil, com apenas cinco quilómetros, mas com uma pendente média de oito por cento, seguindo-se depois um percurso quase sempre a descer até à cidade transmontana, que recebe pela primeira vez uma chegada.

A sexta etapa terá metas volantes em Moimenta da Beira (11,6 quilómetros), Vila Real (81,7) e Vidago (126,7), sendo a que a partida real será dada às 13:10.A condição física de Rui Vinhas, vencedor em 2017 e um dos principais ajudantes de Alarcón, será uma das questões para esta etapa, depois da violenta queda sofrida na quinta etapa, na segunda-feira.

Lusa

  • Acidente que vitimou duas pessoas em Pavia originou incêndio rural
    1:19

    País

    Um violento acidente em Pavia, no concelho de Mora, fez este sábado dois mortos e quatro feridos. As vítimas mortais são dois dos três ocupantes de um carro com matrícula estrangeira. O choque entre os dois veículos acabou ainda por dar origem a um incêndio rural que mobilizou 57 operacionais auxiliados por três meios aéreos.

  • Sobe para 43 o número de mortos na queda da ponte em Génova
    1:52
  • Temperaturas voltam a subir este fim-de-semana
    1:48

    País

    As temperaturas voltam a subir este fim-de-semana e podem rondar os 40º em algumas regiões do país. Há 15 distritos sob aviso amarelo devido ao calor e sete em alerta vermelho pelo risco de incêndio. O ministro da Administração Interna já decretou a situação de alerta até a próxima quarta-feira.

  • Daimler chama às oficinas um milhão de carros

    Economia

    O fabricante automóvel alemão Daimler pediu que um milhão de veículos sejam levados às oficinas por suspeita de terem um sistema para manipular as emissões de gases poluentes, afetando praticamente todas as classes, divulga este sábado um jornal.