Desporto

Sporting faz queixa à FIFA por Rafael Leão

ANT\303\223NIO COTRIM

O Sporting anunciou esta quinta-feira que vai avançar com uma queixa à FIFA pela contratação do futebolista Rafael Leão pelo Lille, depois de ter rescindido com os leões, exigindo uma indemnização de 45 milhões de euros.

Em comunicado, a SAD do Sporting diz ter decidido avançar com esta participação ao organismo que rege o futebol mundial, "com pedido indemnizatório, ao atleta e ao clube, correspondente à cláusula de rescisão de 45 ME, acrescidos de vencimentos e outros encargos, e o pedido de aplicação de sanções desportivas a ambos".

A SAD 'leonina' afirma ter decidido por unanimidade avançar com esta queixa devido ao "ao inaceitável comportamento", que diz repudiar, de Lille, do agente de Rafael Leão e do pai do avançado.

"Participar da falta de ética profissional do referido agente junto da Associação Nacional de Agentes de Futebol (ANAF) e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por recusar inexplicável e irresponsavelmente qualquer contacto para uma negociação séria com a Sporting SAD, apesar de reiteradamente solicitado para tal", lê-se na nota.

A SAD 'verde e branca' diz ainda "lamentar que o pai do atleta tenha igualmente contribuído para pôr em risco o futuro desportivo do atleta pela idêntica e inaceitável recusa de um diálogo substancial e construtivo".

Na quarta-feira, o Lille anunciou a contratação de Rafael Leão, de 19 anos, por cinco temporadas.

Autor de dois golos em cinco jogos na equipa principal do Sporting, na época passada, Rafael Leão foi um dos nove jogadores que avançaram com pedidos de rescisão de contratos com o emblema 'verde e branco'.

Destes, apenas Rúben Ribeiro ainda não se comprometeu para a próxima época, depois de Rui Patrício, Podence, William Carvalho e Gelson Martins terem rumado, respetivamente, a Wolverhampton, Olympiacos, Bétis e Atlético de Madrid, e de Bruno Fernandes, Bas Dost e Battaglia terem chegado a acordo para o regresso ao Sporting.

Lusa

  • Greve no Metro de Lisboa até às 10h00

    País

    Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa cumprem hoje uma greve parcial entre as 6h00 e as 9h30, por reivindicações salariais, prevendo a empresa que o serviço de transporte seja retomado a partir das 10h00.

  • O "amor cego" de Francisco por Maria Leal
    35:21
  • "O acordo está ao nosso alcance e está na altura de o concretizarmos"
    1:34
  • A "bebé milagre" que nasceu com 635 gramas faz 1 ano

    Mundo

    Uma recém-nascida britânica foi apelidada pelos médicos de "bebé milagre" e é fácil perceber porquê: nasceu às 27 semanas de gestação, pesava 635 gramas e sofreu duas paragens cardíacas, que impediram o coração de bater durante 22 minutos. Esta quarta-feira, completou um ano de vida.