Desporto

Sindicato dos Jogadores apoia futebolistas portugueses do Stumbras, da Lituânia

StockSnap

Os seis portugueses que jogam no Stumbras, do campeonato lituano de futebol, e que se queixam de pressão por parte da direção do clube, vão ser apoiados pelo Sindicato dos Jogadores e pela FIFPro.

Em comunicado hoje divulgado, o sindicato adianta que o organismo internacional dos futebolistas profissionais, a FIFPro, aconselhou os jogadores a não assinar pelo Stumbras, ao mesmo tempo que apelou para a Federação Lituana de Futebol e para a UEFA para que "tomem medidas mais severas para evitar o tratamento inaceitável dos jogadores que participam nas suas competições".

O Sindicato dos Jogadores refere que muitos futebolistas recebem o salário mínimo da Lituânia - cerca de 350 euros por mês - e que foram pagos com atraso pelo terceiro mês consecutivo, além de terem contratos em que são vinculados a uma compensação de três milhões de euros para rescindir unilateralmente o seu contrato, enquanto o clube pode terminar com um período de aviso de 24 horas sem pagar qualquer indemnização.

Por outro lado, a direção do Stumbras - que disputou a fase qualificação para a Liga Europa - terá ameaçado com sanções disciplinares os jogadores que falaram ao New York Times sobre a sua situação.

Os seis futebolistas lusos que integram o plantel do Stumbras são Jardel Nazaré, André Almeida, Miguel Pires, Renato Gomes, António Belo e Tiago Luís.

Lusa

  • Diretor do Museu Serralves demite-se

    Cultura

    O diretor artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, João Ribas, apresentou esta sexta-feira o pedido de demissão à administração da Fundação Serralves.

  • Filho de José Eduardo dos Santos vai a tribunal pelo "caso dos 500 milhões"
    1:44

    Mundo

    O filho do ex-Presidente angolano José Filomeno dos Santos e o ex-governador do Banco Nacional de Angola Valter Filipe enfrentam a acusação do Ministério Público, no chamado "caso dos 500 milhões", que os acusa de alegada associação criminosa, fraude e branqueamento de capitais. Em Luanda, a Procuradoria-Geral da República confirmou o envio do processo para tribunal.

  • Personalidades do futebol dizem que Ronaldo foi vítima de excesso de zelo
    2:03

    Desporto

    A UEFA vai anunciar o castigo de Cristiano Ronaldo na próxima quinta-feira, depois do cartão vermelho que o internacional português recebeu no jogo da Liga dos Campeões. O castigo pode ir de um a três jogos de suspensão. Várias personalidades do mundo do futebol acreditam que o jogador foi vítima do excesso de zelo do árbitro.

  • PGR de Angola confirma detenção de antigo ministro

    Mundo

    A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola confirmou esta sexta-feira a detenção do antigo ministro dos Transportes angolano, Augusto Tomás, indiciado pela prática dos crimes de peculato, corrupção, branqueamento de capitais, entre outros puníveis pelo Código Penal.