Desporto

Fernando Santos festeja quarto aniversário na seleção lusa com vitória 36

Radoslaw Jozwiak

O treinador Fernando Santos celebrou esta quinta-feira na Polónia (3-2) o quarto aniversário ao comando da seleção portuguesa de futebol com a 36.ª vitória, em 58 jogos, numa aventura iniciada a 11 de outubro de 2014.

O técnico que passou por Benfica, FC Porto e Sporting entrou a perder, em França (1-2), mas o seu trajeto tem sido marcado, sobretudo, por triunfos, incluindo o maior da história da formação das 'quinas', na final do Europeu de 2016.

A dois jogos das seis dezenas, Fernando Santos apresenta 62,1% de vitórias, ao somar 36, mais 12 empates e 10 derrotas, com 111 golos marcados e 44 sofridos.

Os registos do 'engenheiro do penta', a alcunha que ganhou quando levou o FC Porto a um inédito quinto título consecutivo, em 1998/99, são ainda mais significativos quando a análise se restringe aos jogos oficiais.

Em 35 encontros "a sério", Fernando Santos venceu 25, subindo a percentagem para 71,4, empatou oito e, mais impressionante, apenas perdeu dois (71-24 em golos).

À frente do conjunto das quinas, o técnico luso apenas caiu na Suíça, por 2-0, no primeiro encontro após o Euro2016, a 06 de setembro de 2016, na qualificação para o Mundial 2018, e com o Uruguai, por 2-1, nos 'oitavos' da prova russa, a 30 de junho.

No que respeita aos jogos fora, Fernando Santos também ostenta números muito positivos, com 10 vitórias -- mais um empate e quatro derrotas - em 15 jogos e um saldo positivo de 14 golos (25-11).

Em quatro anos na seleção lusa, o técnico que completou 64 anos na quarta-feira convocou 76 jogadores e utilizou 66, tendo estreado um total de 35.

O guarda-redes Rui Patrício foi o que mais jogou, um total de 4.110 minutos, enquanto Ricardo Quaresma destaca-se em termos de jogos disputados, com 45, contra 44 do dono da baliza do Wolverhampton e 43 de William Carvalho.

Lusa

  • Sérgio Conceição elogia prestação dos jogadores menos utilizados
    0:45

    Desporto

    No final do jogo entre Vila Real e FC Porto, que os dragões venceram por 6-0, Sérgio Conceição destacou a qualidade apresentada pelos jogadores menos utilizados no plantel, que tiveram a oportunidade de jogar. O treinador dos azuis e brancos sublinhou ainda que o segredo da vitória esteve no respeito pelo adversário.

  • Portugueses têm menos filhos do que gostariam

    País

    A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse esta sexta-feira que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa.