Desporto

Elisabete Jacinto vence sétima etapa e mantém liderança do África Eco Race

A etapa desta terça-feira contou com 480,98 quilómetros e a equipa portuguesa cumpriu o percurso em 4:54.39 horas.

A piloto portuguesa Elisabete Jacinto, em MAN, manteve hoje a liderança dos camiões na prova de todo-o-terreno África Eco Race, ao vencer a sétima etapa da categoria, entre Chami e Gare du Nord, na Mauritânia.

"Hoje o dia correu bem. Foi uma etapa rápida, mas com uma navegação muito difícil. O 'road-book' tinha várias imprecisões e notas muito alargadas que tornam as coisas mais difíceis. Tivemos ainda três travessias de dunas, no entanto, conseguimos passar bem. Fizemos toda a etapa com um bom ritmo, sempre a fundo, e acabámos bem classificados", destacou em comunicado Elisabete Jacinto.

A etapa de hoje contou com 480,98 quilómetros e a equipa portuguesa composta por Elisabete Jacinto, José Marques e Marco Cochino cumpriu o percurso em 4:54.39 horas, ganhando mais de oito minutos ao segundo classificado no trajeto, o belga Igor Bouwens.

"Não podíamos estar mais contentes com o resultado de hoje", vincou a portuguesa, que terminou a especial no quinto lugar da tabela auto/camião, resultado que lhe permite subir ao sexto posto da classificação geral conjunta.

Depois de disputadas sete etapas, atrás da equipa portuguesa, no segundo lugar dos camiões, segue o MAN do belga Noel Essers, com uma diferença de 2:09.59. E no terceiro posto da geral está o IVECO do belga Igor Bouwens, a 2:16.13 do trio português.

Hoje, as equipas têm a dificuldade acrescida de terem de trabalhar na mecânica sem assistência, uma vez que se trata da primeira parte de uma jornada maratona que termina quarta-feira, com um percurso de 445 quilómetros.

"Será mais um dia repleto de pistas rápidas e arenosas, mas tendo percorrido centenas de quilómetros sem qualquer ajuda mecânica, os pilotos terão que gerir com precaução a mecânica particularmente porque o último terço da rota será realizada em vários cordões de dunas complexas", salientou a assessoria de imprensa de Elisabete Jacinto.

Lusa

  • "EUA continuam a andar para trás em direitos humanos"
    2:02
  • Uma visita personalizada ao museu da BMW
    4:17