Economia

Simulador permite comparar tarifas de luz e de gás e mudar de fornecedor

Vincent Kessler

Os portugueses têm a partir de hoje um novo simulador que permite comparar as ofertas tarifárias dos 23 comercializadores de eletricidade e de gás natural disponíveis no mercado, através do endereço poupaenergia.pt, e permite contratualizar a proposta pretendida.

O portal Poupa Energia, gerido pela ADENE- Agência para a Energia, dá aos consumidores informação disponível sobre os cerca de 200 tarifários de eletricidade e de gás natural disponíveis no mercado liberalizado e permite fazer a pré-adesão, isto é, preencher o formulário de adesão a um novo fornecedor (que depois enviará o contrato para a morada indicada para a formalização do mesmo).

Este simulador dispõe de duas versões: a simples - em que os consumidores têm apenas que indicar o número de pessoas que compõem o agregado familiar, o tipo de utilização, o ano de construção do edifício e o tipo de pagamento pretendido bem como o tipo de fatura (eletrónica ou em papel) - e a avançada, em que o simulador requer mais detalhe sobre os equipamentos utilizados e dados sobre os consumos, o que obriga o consumidor a estar na posse das faturas.

Nas duas versões, o consumidor obtém as diferentes propostas tarifárias de eletricidade, de gás natural ou combinadas, hierarquizadas por valor da poupança, que aparece quantificada. Neste caso, o consumidor obtém também a comparação com o que pagaria caso se mantivesse no mercado regulado.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da ADENE, João Paulo Girbal, afirmou que o objetivo do Poupa Energia é conseguir captar cerca de 10% das mudanças realizadas durante um ano, isto é, entre 100 a 150 mil mudanças anuais: "Temos uma situação de mercado desequilibrada e este portal vai trazer equilíbrio", declarou o responsável, referindo que o portal trará mais transparência ao mercado de energia.

O portal Poupa Energia, cujo lançamento chegou a ser anunciado para o verão, disponibiliza ainda informação sobre eficiência energética, perguntas frequentes e esclarecimentos e dúvidas, e de três em três meses terá novas funcionalidades, acrescentou o responsável, admitindo vir a prestar serviços às empresas, como forma de aumentar as receitas da agência: "Neste momento, o portal não tem receitas. Está tudo a sair do orçamento da ADENE", disse João paulo Girbal, realçando que "não terá qualquer custo para os consumidores".

Associado ao portal, a ADENE disponibiliza um centro de atendimento telefónico, entre as 9:00 e as 18:00.

Lusa

  • PSP divulga fotos dos fugitivos do Tribunal do Porto e reforça dispositivo para capturar os três suspeitos
    1:16
  • "Acabámos com 6 jogadores da formação na equipa"
    1:27

    Desporto

    No final do jogo, João Manuel Pinto, treinador do Sertanense, mostrou-se orgulhoso com o trabalho da equipa, que joga no terceiro escalão do futebol português. Já Rui Vitória preferiu destacar a qualidade dos jogadores do Benfica que, apesar de serem menos utilizados neste inicio de época, estiveram em evidência.

  • Espanha em alerta até domingo, tempestade já se faz sentir em regiões próximas do Mediterrâneo
    1:34
  • Trump admite que Khashoggi pode estar morto
    2:50
  • "Pedro Proença quer que eu saia a todo o custo"
    3:00
  • Sextortion, o novo método de chantagem sexual na Internet
    2:17
  • Destruído mural de Vhils em Alcântara

    Cultura

    O mural, criado por Vhils, na parede da antiga fabrica da Sidul na Avenida da Índias, em Lisboa, foi esta quinta-feira destruído para dar lugar a um empreendimento urbanístico.