Economia

Os desafios de Centeno no Eurogrupo

Os desafios de Centeno no Eurogrupo

Mário Centeno promete transformar o Eurogrupo e torná-lo mais transparente. Contudo, o ministro das Finanças português tem pela frente muitos desafios: é preciso preparar as economias do Euro para o fim das ajudas do Banco Central Europeu e vai ter de liderar processos que, muitas vezes, podem ser contrários à vontade nacional.

  • Mário Centeno ansioso por assumir presidência do Eurogrupo 
    3:24

    Economia

    Mário Centeno foi esta segunda-feira eleito o novo Presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças português conseguiu vencer à segunda ronda de votações. Centeno diz que está ansioso por começar a trabalhar no Eurogrupo e afirma que para Portugal, esta é uma distinção sem paralelo. Já Marcelo Rebelo de Sousa diz que não é tempo para aventuras nem para descuidos, o Presidente da República sublinha que as finanças nacionais têm de estar em primeiro lugar. 

  • O percurso de Mário Centeno
    2:06

    Economia

    Mário Centeno chega à presidência do Eurogrupo depois de dois anos no Governo. Um percurso que começou com muitas dúvidas, mas que teve o ponto alto este ano, quando Portugal saiu do procedimento por défice excessivo.

  • Responsáveis europeus felicitam Mário Centeno 
    1:42

    Economia

    O presidente da Comissão Europeia escreveu uma carta a Mário Centeno, em que reconhece que o ministro português das Finanças tem "todas as qualidades" para exercer o cargo num momento crucial para a União Europeia. No geral, todos os principais responsáveis europeus felicitaram Centeno e partilharam mensagens nas redes sociais. 

  • Alterações às reformas criticadas à esquerda e à direita
    2:22
  • Último dia da greve dos enfermeiros com concentração junto ao Ministério da Saúde
    1:39
  • Ministro admite não intervir em questões relacionadas com associação onde trabalha a mulher
    1:28
  • MAI anuncia que chegam a Portugal em novembro 150 refugiados que estão no Egito
    0:32
  • Chuvas e ventos intensos fustigam costa mediterrânica de Espanha
    1:57