Economia

BCE comprou 489 M€ em dívida pública portuguesa em fevereiro

Francisco Seco

O Banco Central Europeu (BCE) comprou 489 milhões de euros em títulos de dívida pública portuguesa em fevereiro, segundo dados hoje divulgados.

De acordo com os números divulgados por Frankfurt, em fevereiro, o Eurosistema comprou 21.801 milhões de euros de dívida pública, sendo as maiores compras na Alemanha (5.078 milhões de euros), em França (4.224 milhões) e em Itália (3.638 milhões).

O BCE deu início ao programa alargado de compra de ativos públicos e privados (o chamado 'quantitative easing'), em março de 2015, para estimular a economia, tendo desde então comprado 32.014 milhões de euros em dívida portuguesa.

Este programa, que tem por objetivo ajudar a estimular a economia, foi prolongado até final de setembro deste ano.

Lusa

  • Diretor artístico demite-se do Museu de Serralves
    2:44

    Cultura

    Estão ainda por esclarecer as razões da demissão do diretor artístico do Museu de Serralves. João Ribas apresentou a demissão esta sexta-feira, um dia depois da inauguração da exposição do fotógrafo Robert Mapplethorp. A demissão foi associada a restrições a algumas imagens de cariz sexual explícito. Mas a Fundação de Serralves garante que foi o próprio João Ribas quem decidiu retirar duas obras da exposição. E sublinha que estava decidido desde o início apresentar as obras de cariz sexual explícito numa zona com acesso restrito.

  • Personalidades do futebol dizem que Ronaldo foi vítima de excesso de zelo
    2:03

    Desporto

    A UEFA vai anunciar o castigo de Cristiano Ronaldo na próxima quinta-feira, depois do cartão vermelho que o internacional português recebeu no jogo da Liga dos Campeões. O castigo pode ir de um a três jogos de suspensão. Várias personalidades do mundo do futebol acreditam que o jogador foi vítima do excesso de zelo do árbitro.