Economia

Gigante chinesa Huawei obtém certificado para vender produtos 5G na UE

Yves Herman

A gigante chinesa de telecomunicações Huawei tornou-se a primeira firma a obter o certificado CE - autoriza a comercialização dentro da UE - para produtos que utilizam rede 5G, anunciou hoje em comunicado.

"Este certificado representa um passo significativo para a implementação comercial do 5G em grande escala", afirmou, na mesma nota, a empresa.

A Huawei disse que "cumpriu rigorosamente" a regulação, em todas as fases de desenvolvimento dos seus produtos 5G, que "superaram várias fases de avaliação e inspeções meticulosas" e conseguiram o certificado "à primeira tentativa".

Aquele documento é indispensável para a venda ou importação de qualquer produto na UE, constituindo um certificado de qualidade e segurança.

Com sede na cidade de Shenzhen, centro da indústria tecnológica chinesa, a Huawei começou em 2009 a investigar o uso de redes 5G em todo o mundo e, só em 2017, investiu quatro mil milhões de yuan (515 milhões de euros) no setor.

A Huawei tem escritórios em Lisboa, onde conta também com um centro de inovação e experimentação. Segundo a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), a firma chinesa investiu 40 milhões de euros em Portugal, desde 2004.

Lusa

  • Recusado pedido de detenção de Duarte Lima
    1:26

    País

    Um juiz das varas criminais não aceitou um pedido do Ministério Público para que Duarte Lima fosse detido nos próximos dias. A existência de recurso, ainda pendente no Tribunal Constitucional, terá condicionado a decisão do juiz.