Economia

Portugal com 3.ª menor taxa de inflação anual em abril

Eric Vidal

Portugal registou em abril a terceira menor taxa de inflação anual da União Europeia (UE), segundo dados do Eurostat, tendo o indicador abrandado na zona euro e nos 28 Estados-membros.

A taxa de inflação anual recuou, em abril, na zona euro, para os 1,2%, face aos 1,3% de março e aos 1,9% do mês homólogo, confirmando-se a estimativa rápida do gabinete de estatísticas da UE.

Na UE, os preços subiram 1,4%, um abrandamento na comparação homóloga (2,0% em abril de 2017) e também em cadeia (1,5% em março).

Chipre (-0,3%) e Irlanda (-0,1%) tiveram taxas de inflação negativas, com Portugal a registar a terceira menor (0,3%).

As maiores subidas anuais dos preços observaram-se na Roménia (4,3%), na Eslováquia (3,0%) e na Estónia (2,9%).

Face a março, a inflação anual recuou em 12 Estados-membros, manteve-se estável num e aumentou noutros 14.

Em Portugal, a inflação anual abrandou em abril para os 0,3%, face aos 0,8% de março e aos 2,4% homólogos.

Lusa

  • José Peseiro garante que leões estão "preparados para vencer"
    1:52

    Liga Europa

    José Peseiro garante que a equipa do Sporting está preparada o arranque da competição. A equipa leonina não conta com Bas Dost que está lesionado e falha os próximos jogos. Os leões estreiam-se hoje na Liga Europa, em casa, com o Qarabag do Azerbaijão. A SIC transmite o encontro em directo a partir das 20:00.

  • Gosta de atum? Procuram-se voluntários
    1:35
  • Suspeito de agredir bebé terá dito à polícia que perdeu a cabeça ao ouvir o choro
    2:18

    País

    O homem terá confessado à PSP e mais tarde também ao Ministério Público que perdeu a cabeça perante o choro permanente do bebé de 17 meses, filho da atual companheira. Apesar de ter confessado a agressão saiu em liberdade depois de ser ouvido em tribunal. Não chegou sequer a ser interrogado por um juiz de instrução criminal e apesar da gravidade dos factos, o Ministério Público não viu razões para aplicar qualquer medida de coação.

  • Novos e-mails põem em causa valores da saída de Garay do Benfica
    2:44

    Desporto

    O pirata informático suspeito de ter desviado centenas de e-mails do Benfica revelou mais material, alegadamente comprometedor. Segundo uma mensagem alegadamente trocada entre Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves, publicada esta quarta-feira na internet, o negócio da venda de Garay poderá ter sido feito por 13 milhões de euros e não por 6, como foi anunciado.