Economia

Standard & Poor's melhora rating da dívida pública mas continua em BBB-

Brendan McDermid

A Standard & Poor's passou a dívida portuguesa a longo prazo de "estável" para "positiva". Ainda assim, a agência de notação financeira mantém o rating de Portugal no primeiro nível de dívida não especulativa em "BBB-".

A agência de notação S&P, que foi a primeira a retirar a dívida portuguesa de 'lixo financeiro' há um ano atrás e, segundo o Expresso, só volta a avaliar a situação da dívida portuguesa no próximo ano.

Esta melhoria abre a possibilidade a uma nova graduação nas próximas avaliações, mas vai depender da redução do nível ainda elevado da dívida externa e da diminuição do crédito malparado.

Para além de Portugal a S&P decidiu ainda retirar Chipre da classificação de 'lixo financeiro', esta sexta-feira, dois anos depois de sair do resgate da troika, em 2016.


  • Sérgio Conceição elogia prestação dos jogadores menos utilizados
    0:45

    Desporto

    No final do jogo entre Vila Real e FC Porto, que os dragões venceram por 6-0, Sérgio Conceição destacou a qualidade apresentada pelos jogadores menos utilizados no plantel, que tiveram a oportunidade de jogar. O treinador dos azuis e brancos sublinhou ainda que o segredo da vitória esteve no respeito pelo adversário.

  • Portugueses têm menos filhos do que gostariam

    País

    A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse esta sexta-feira que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa.