Uma equipa da SIC esteve com cientistas portugueses na Antártida. Na última temporada, oito projetos de investigação nacionais estiveram no terreno.

  • "Fiquei impressionado com investigação que se faz na Antártida"

    Campanha Antártica Portuguesa

    A convite do Instituto Antártico Chileno (INACH), que tem sido um dos mais importantes parceiros dos portugueses na logística das campanhas antárticas nacionais, Paulo Pereira, visitou no início deste ano várias bases científicas do Chile, mas também da Argentina, Espanha, EUA e Reino Unido, em vários locais da Antártida. A SIC entrevistou Paulo Pereira, vogal do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a propósito da Grande Reportagem "Laboratório Antártida".

  • Alfaces na Antártida e patologia neuromuscular

    Campanha Antártica Portuguesa

    A base antártica chinesa na ilha do Rei Jorge destaca-se à distância na paisagem coberta de neve. O complexo tem vários edifícios de cores diferentes. Um deles só tem laboratórios. Mas por fora, o que dá mais nas vistas é um grande edifício azul com caracteres vermelhos e a respetiva tradução em inglês: estação  da "Grande Muralha". Lá dentro, além da cozinha e sala de refeições, há um campo de jogos para badminton e basquetebol. O interior ainda está decorado para a comemoração do Ano Novo chinês que ocorreu a 19 de fevereiro.

  • Azul enganador

    Campanha Antártica Portuguesa

    Já é um lugar comum dizê-lo mas as condições meteorológicas são mesmo a principal condicionante de qualquer trabalho nesta região do planeta. Ontem fomos para o campo,  acompanhar um pouco do trabalho dos investigadores portugueses Pedro Ferreira e Patrícia Azinhaga, que estão alojados, como nós, na base chilena de Julio Escudero na ilha do Rei Jorge. Das janelas da base o dia estava lindo. O azul dominava sobre o branco de algumas nuvens. A luz prometia excelentes imagens.

  • À conversa sobre pinguins na festa de aniversário da base russa

    Campanha Antártica Portuguesa

    Marie-Charlott Rummler, do Instituto de Ecologia da Universidade alemã de Jena, no território da ex-RDA, distingue-se entre dezenas de homens à volta de duas mesas bem recheadas de comida e bebida. Pensámos que haveria sobretudo vodca, sendo russos os nossos anfitriões, mas afinal não faltava vinho tinto chileno, cerveja alemã e até coca-cola. Fiquei com pena de não ter trazido de Lisboa para a ilha do Rei Jorge duas garrafas de vinho do Porto, em vez de apenas uma que oferecemos à chegada a Javier Arata, o chefe da base chilena de Julio Escudero, onde estamos alojados.

  • Iglus insufláveis e outras ideias para módulos portugueses na Antártida
    3:35

    Campanha Antártica Portuguesa

    Parte para a Antártida, na próxima terça-feira, uma equipa de investigação em arquitetura sustentável liderada pelo Instituto Superior Técnico. O objetivo é desenvolver um estudo para a futura construção de dois módulos - um residencial e outro laboratorial - para os cientistas portugueses que fazem trabalho de campo no continente gelado. É um dos projetos incluídos na Campanha Antártica Portuguesa deste ano, que a SIC está a acompanhar.

  • Investigação nacional na Antártida

    Infografias

    Todos os anos, há uma convocatória para cientistas portugueses apresentarem projetos de investigação que queiram desenvolver na Antártida. Na última temporada (2014-2015), estiveram no terreno oito projetos de investigação nacionais. Pode ficar a conhecê-los aqui.