Crise no Sporting

CMVM pede esclarecimentos à SAD leonina

(Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuter

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) confirmou hoje que pediu esclarecimentos ao Sporting sobre as notícias dos últimos dois dias, no sentido de avaliar a necessidade de a SAD leonina dar explicações ao mercado.

Fonte oficial da CMVM adiantou à agência Lusa que para já ainda não foi instaurado qualquer processo de averiguação, estando neste momento a decorrer um processo "de pedidos de esclarecimentos sobre a informação veiculada nos últimos dois dias [Notes:sobre o Sporting] em vários meios de comunicação social".

Sem querer adiantar pormenores, a mesma fonte afirmou apenas que a CMVM está neste momento a avaliar sobre a necessidade de a SAD do Sporting prestar esclarecimentos ao mercado.

Durante a tarde de terça-feira, cerca de 50 pessoas, de cara tapada, alegadamente adeptos 'leoninos', invadiram a Academia de Alcochete e, depois de terem percorrido os relvados, chegaram ao balneário da equipa principal, agredindo vários jogadores, entre os quais Bas Dost, Acuña, Rui Patrício, William Carvalho, Battaglia e Misic e outros membros da equipa técnica.

A equipa principal do Sporting cumpria o primeiro treino da semana, depois da derrota no terreno do Marítimo (2-1), que relegou a equipa para o terceiro lugar da I Liga, iniciando a preparação para a final da Taça de Portugal, no domingo, frente ao Desportivo das Aves.

Hoje, a Polícia Judiciária (PJ) anunciou que deteve quatro pessoas durante buscas realizadas na SAD do Sporting, em Alvalade (Lisboa), por "suspeitas de corrupção ativa".

Em comunicado, a PJ adianta que a operação 'Cashball' envolveu 40 elementos da PJ e incluiu uma dezena de buscas domiciliárias e num clube desportivo (Sporting).

Os quatro detidos, segundo o Correio da Manhã (CM), são Paulo Silva, João Gonçalves, Gonçalo Rodrigues e André Geraldes, diretor desportivo do futebol do Sporting.

Os detidos serão agora presentes ao juiz de instrução para aplicação de medidas de coação.

Segundo o CM, o alegado esquema de corrupção no andebol envolvia "a compra de equipas de arbitragem, quer para os leões ganharem, quer para o Futebol Clube do Porto, com o qual disputaram o campeonato até ao fim, perder" e abrangeu a época de 2016/17, na qual o Sporting se sagrou campeão.

Lusa

  • Quem é André Geraldes no Sporting?
    1:21

    Desporto

    André Geraldes, team manager do Sporting, é o braço direito do presidente Bruno de Carvalho, na gestão do clube. Começou por ser oficial de ligação aos adeptos. Depois, o estatuto foi de coordenador do Gabinete de Apoio ao Atleta. Por decisão de Bruno de Carvalho, após a saída de Augusto Inácio, foi promovido a team manager. Quer isto dizer que é responsável pela condução de negociações para a contratação de jogadores, acompanhando a evolução do mercado de transferências. André Geraldes está entre os quatro detidos no âmbito das suspeitas de atos de corrupção no clube.

  • Agressões em Alcochete. O filme do dia em 1:26
    1:25

    Crise no Sporting

    Poucos minutos após as 17h00 um grupo de adeptos de cara tapada invadiu a academia do Sporting em Alcochete. O grupo dirigiu-se aos balneários e agrediu jogadores e equipa técnica. A GNR foi chamada ao local e deteve mais de 20 adeptos. Mais tarde soube-se que tinham todos ligações à claque sportinguista, Juve Leo. Os jogadores apresentaram queixa e saíram já de madrugada do posto do Montijo.

  • GNR mobilizou "efetivo de mais de 100 militares" para Alcochete após o alerta do Sporting

    Crise no Sporting

    Os acontecimentos desta terça-feira, na Academia do Sporting em Alcochete, com jogadores e equipa técnica a serem alvo de agressões, levaram a GNR a divulgar um comunicado. De acordo com o documento, a direção do Sporting avisou a GNR, pelas 17h06, logo depois de um grupo de adeptos invadir as instalações. O alerta do clube, que se repetiu poucos minutos mais tarde perante o agravamento da situação, solicitava a presença da GNR, que acabou por mobilizar "um efetivo de mais de 100 militares". No total, foram detidos 23 suspeitos, refere o comunicado da GNR.

  • Enfermeiros iniciam greve de dois dias 

    Economia

    Os sindicatos dos enfermeiros deram início, à meia noite, a dois dias de greve nacional que visa pressionar o Governo a apresentar uma contraproposta ao diploma da carreira de enfermagem.

  • Novos e-mails põem em causa valores da saída de Garay do Benfica
    2:44

    Desporto

    O pirata informático suspeito de ter desviado centenas de e-mails do Benfica revelou mais material, alegadamente comprometedor. Segundo uma mensagem alegadamente trocada entre Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves, publicada esta quarta-feira na internet, o negócio da venda de Garay poderá ter sido feito por 13 milhões de euros e não por 6, como foi anunciado.

  • Saiba como escolher o melhor Plano Poupança Reforma
    8:32