Harry & Meghan

A cerimónia, o dress code e o tributo a Diana no casamento real

ANDY RAIN

O mundo está em contagem decrescente para o casamento real britânico. Pode até dizer-se que já estão todos a postos para ver o príncipe Harry e Meghan Markle vestidos de noivos. Mas, antes de lá chegarmos, vamos rever alguns detalhes de um dos maiores eventos do ano.

A cerimónia

É já dia 19 que o filho mais novo do príncipe Carlos e da princesa Diana, sexto na linha de sucessão ao trono britânico, deixa de ser solteiro para passar a ser o marido da ex-atriz norte-americana Meghan Markle, de 36 anos.

A cerimónia começa às 12h00 locais na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, a pouco mais de 30 quilómetros de Londres. Às 13h00, Harry e Meghan saem em cortejo, na carruagem The Ascot Landau - modelo usado pela rainha Isabel II nas suas visitas às corridas de cavalos Royal Ascot. O percurso pelas ruas de Windsor terá a duração de 25 minutos.

Alastair Grant

Depois do cortejo, segue-se um almoço oferecido pela rainha Isabel II, no St. George's Hall (Salão de São Jorge), no Castelo de Windsor.

Apenas um terço dos convidados vai participar numa receção privada ao final do dia, na Frogmore House, a cerca de três quilómetros do Castelo de Windsor, oferecida pelo príncipe Carlos de Gales.

O casamento vai ser pago na totalidade pela família real britânica, à exceção da segurança do evento que será paga com o dinheiro dos impostos.

Convidados

600 convidados vão assistir de perto à cerimónia mais aguardada do ano. No entanto, da lista, apenas 200 amigos íntimos do casal foram convidados para uma festa ao final do dia, na Frogmore House.

Da lista de convidados não constam líderes políticos, quer isto dizer que Theresa May, primeira-ministra britânica, não estará presente na cerimónia.

O "dress code"

"Traje militar, casaco de abas de grilo ou fato escuro" para os homens e "vestido de dia com chapéu" para as mulheres. O anúncio foi feito pelo Palácio de Kensington, na sua página oficial do Twitter, com uma imagem do convite para a cerimónia.

Convite para o casamento de Harry e Meghan

Convite para o casamento de Harry e Meghan

POOL New

As sugestões relativas à indumentária para os casamentos reais costumam ser comum, no entanto não são seguidas ao pormenor. Ainda assim, as mulheres devem evitar vestidos muito curtos ou de alças finas.

Há ainda uma lista de acessórios proibidos no casamento, como medalhas, espadas, telemóveis ou máquinas fotográficas.

Presentes solidários

O príncipe Harry e a ex-atriz norte-americana decidiram que não queriam receber presentes de casamento. À semelhança do que fez o príncipe William e Kate Middleton, os noivos preferiram pedir donativos para associações de caridade. Os convidados têm sete associações à escolha para onde podem enviar as ofertas beneficentes. Entre as escolhas dos noivos estão associações que prestam apoio a pessoas sem-abrigo, pessoas infetadas com VIH, e crianças que perderam os pais nas Forças Armadas britânicas. Consulte aqui a lista completa.

Peter Nicholls

Tributo à princesa Diana

Harry e Meghan também quiseram homenagear a princesa Diana durante a cerimónia. De acordo com a revista People, os arranjos florais que vão decorar a Capela de São Jorge, do Castelo de Windsor, vão incluir rosas brancas, as preferidas da mãe do noivo.

As flores preferidas da noiva, peónias, também fazem parte dos arranjos florais.

Princesa Diana

Princesa Diana

Seguir ou não a tradição?

Comecemos pela noite antes do casamento. Meghan e Harry vão seguir todas as regras e, como manda a tradição, vão dormir em casas separadas. Nesse sentido, o príncipe vai ficar hospedado no Dorchester Collection Coworth Park Hotel, enquanto Meghan ficará no Cliveden House Hotel, com a mãe.

Sábado parece o dia perfeito para casar, não estivéssemos nós a falar de casamentos reais. O protocolo diz que os casamentos devem acontecer em dias de semana e não ao fim de semana. Os casamentos de William e Kate, príncipe Carlos e Diana e até o da rainha Isabel II e o príncipe Filipe, realizaram-se todos durante a semana.

O bolo escolhido pelo casal não vai ser tradicional, pelo menos no que respeita ao sabor. Em vez do tradicional bolo de frutas inglês, Meghan e Harry escolheram um bolo de sabugueiro e limão, coberto com creme de manteiga e decorado com flores frescas. A "peça de arte" está a cargo da chef pasteleira Claire Ptak.

Instagram

A Vogue espanhola avança que Meghan deverá quebrar a tradição no casamento, uma vez que está previsto um discurso para o dia da cerimónia. A ex-atriz quer ter oportunidade de agradecer o apoio prestado por Harry e homenagear a rainha Isabel II, assim como toda a família real.

O fotógrafo

Alexi Lubomirski é o nome escolhido pelo príncipe Harry e por Meghan Markle para fotografar o casamento real. O anúncio foi feito na página de Twitter do Palácio de Kesington.

Alexi foi o responsável pelas fotografias de noivado do casal.

O fotógrafo mostrou-se "honrado por fotografar uma ocasião histórica" e de fazer parte do "próximo capítulo desta maravilhosa história de amor".

Meghan Markle vai ser princesa?

A resposta é não. O título de princesa apenas se aplica às mulheres que já nasceram na família real, como é o caso da filha dos duques de Cambridge, a princesa Charlotte, de 3 anos. Apesar disso, será comum que as pessoas passem a chamar Meghan de princesa, como já aconteceu com Kate e Diana.

Em 2011, quando William e Kate casaram, a rainha Isabel II concedeu-lhes o título de duques de Cambridge.

Depois do casamento, Meghan deverá passar a ter o título de duquesa de Sussex.

Toby Melville

Pode acompanhar o casamento real na SIC, SIC Notícias e em sicnoticias.sapo.pt

  • António Costa visita militares portugueses em missão no Afeganistão
    2:10
  • Greta Thunberg e o discurso que silenciou a Cimeira do Clima 
    2:25