Orçamento do Estado 2018

Alívio fiscal do IRS vai ser "positivo para as famílias"

Alívio fiscal do IRS vai ser "positivo para as famílias"

A receita deste ano é o alívio fiscal do IRS que vai dar mais dinheiro aos contribuintes no próximo ano. Mas o Governo volta a subir os impostos indirectos, como fez em 2017 em especial sobre o consumo. Ainda assim, o impacto é positivo para as famílias, como explica a jornalista Inês Cândido.

  • O que vai mudar no IRS em 2018
    1:03

    Orçamento do Estado 2018

    Há mexidas importantes nos ordenados por causa das alterações no IRS. O número de escalões sobre de cinco para sete para beneficiar mais pessoas. Quem ganha até 9 mil euros por ano não paga imposto, até 40.500 paga menos e daí para cima fica na mesma. Mas até os ordenados mais altos também acabam por pagar menos, porque vai acabar a sobretaxa de IRS. 

  • Regras do IRS no regime simplificado vão mudar
    2:38

    Orçamento do Estado 2018

    O Governo diz que os recibos verdes não são penalizados no Orçamento apresentado sexta-feira. No entanto, as regras do chamado regime simplificado passam a ser outras: os recibos deixam de ter um abatimento automático e passa a ser necessária a apresentação de faturas para dedução no IRS. Quanto à isenção de IVA, o limite vai continuar nos 10 mil euros.

  • Recibos verdes poderão pagar mais
    1:34

    Orçamento do Estado 2018

    O Regime Simplificado do IRS vai ser alterado e os chamados recibos verdes poderão vir a pagar mais impostos. Tudo porque em vez da dedução automática, o Fisco vai exigir faturas. Os trabalhadores independentes com rendimentos até 200 mil euros que não apresentem faturas pagam mais IRS.

  • Tempo quente vai manter-se até terça-feira
    2:47