Orçamento do Estado 2019

IVA dos espectáculos reduzido para 6%

O BE anunciou hoje que chegou a acordo com o Governo para que, no próximo Orçamento do Estado, o IVA do espedtáculo reduza dos atuais 13% para os 6%, "um incentivo importante para as artes e para a cultura".

A deputada do BE Mariana Mortágua anunciou hoje um conjunto de medidas em relação às quais o partido chegou a acordo para o Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), numa reunião que terminou já na madrugada, com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

O BE conseguiu assim inscrever no OE2029 "a redução do IVA do espetáculo para 6%".

"Esta é uma reivindicação do setor, que vem pedindo esta redução do IVA por achar que [a manutenção nos 13%] é injusta e por achar que penaliza o setor da cultura", explicou.

Para Mariana Mortágua, "a redução do IVA para os 6% é um incentivo importante para as artes, para o espetáculo e para a cultura".

"Resta-me apenas garantir-vos que a redução do IVA do espetáculo para 6% não se aplica à tauromaquia na forma como foi negociada", assegurou.

Lusa

  • Maria Leal reage à queixa do marido: "Ele quer é protagonismo"
    1:07
  • Tudo na mesma. Reunião dos 27 termina sem progressos sobre o Brexit
    1:41
  • O "amor cego" de Francisco por Maria Leal
    35:21
  • Greve dos enfermeiros vai no 5º dia e chega aos centros de saúde
    0:33

    País

    Os enfermeiros cumprem hoje o quinto dia de greve. Esta quinta-feira o protesto vai afetar também os centros de saúde. No Porto, o Centro de Saúde de Arca d'Água está a funcionar regularmente, apesar da paralisação. A garantia foi dada esta manhã pela diretora do estabelecimento de saúde, Dulce Pinto, que adiantou que todas as consultas canceladas têm estado a ser remarcadas.

  • A "bebé milagre" que nasceu com 635 gramas faz 1 ano

    Mundo

    Uma recém-nascida britânica foi apelidada pelos médicos de "bebé milagre" e é fácil perceber porquê: nasceu às 27 semanas de gestação, pesava 635 gramas e sofreu duas paragens cardíacas, que impediram o coração de bater durante 22 minutos. Esta quarta-feira, completou um ano de vida.