Óscares 2018

Sabe quanto vale um Óscar?

É sem dúvida um dos objetos mais reconhecidos e desejados do mundo. A estatueta de ouro é considerada o maior prémio da indústria cinematográfica mas o seu valor monetário não corresponde à sua fama e à honra de o vencer.

Um pequeno pedaço de história cinematográfica que tem inúmeras histórias fascinantes por trás.

O Oscar, banhado a ouro de 24 quilates, custa, de acordo com o Entertainment Weekly, cerca de 380€ para ser produzido e o facto de famosos como Michael Jackson e Steven Spielberg terem comprado estes objetos por milhões de euros fazem com que qualquer pessoa pensa que valem uma fortuna.

Mas este famoso prémio não vale mais que um chocolate ou um refrigerente, monetariamente falando.

Isto porque em 1950, um tribunal decidiu que qualquer pessoa que queira vender ou leiloar o seu Oscar é obrigado a oferecê-lo à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas por 1 dólar americano que, com a atual taxa de câmbio, equivale a 0,94€.

O famoso realizador Steven Spielberg, que, em 2015, apoiou a manutenção da decisão, doou os seus troféus de volta à Academia.

  • Acidente faz um morto e obriga ao corte da A4
    1:05

    País

    Uma pessoa morreu esta manhã na A4, no viaduto do Corgo, na A4, perto de Vila Real, obrigando a um corte temporário do trânsito no sentido Amarante-Vila Real-Bragança. A GNR está a investigar como confirmou à SIC o comandante Macel Lopes, da GNR de Vila Real.

  • Britânicos lançam rede para limpar lixo espacial
    0:20
  • "Eu chupo e você?", a campanha contra as palhinhas que já dão multas no Brasil
    2:36