Revista do Ano 2017

"Há miúdos ainda hoje que só têm o passe" como documento de identificação

"Há miúdos ainda hoje que só têm o passe" como documento de identificação

Milhares de pessoas continuam sem conseguir o cartão de cidadão português, apesar de terem nascido e crescido em Portugal explica Sofia Pinto Coelho, jornalista da SIC e co-autora da Grande Reportagem "Renegados". Este trabalho conta precisamente o drama vivido pelos cidadãos que ainda hoje só tem o passe como documento de identificação.

Prémios em 2017

Renegados recebeu quatro três prémios de jornalismo em 2017: Melhor Programa de Informação pela Sociedade Portuguesa de Autores, Jornalismo contra a Indiferença, pela AMI - Assistência Médica Internacional, Corações Capazes de Construir 2017 pela Associação Corações com Coroa e Pela Diversidade Cultural do Alto Comissariado das Migrações.

O trabalho é da autoria de Sofia Pinto Coelho, do repórter de imagem Filipe Ferreira e do editor de imagem Rui Berton Foi emitido em dezembro de 2016.

Veja ou reveja aqui a Grande Reportagem Renegados.

  • Renegados "conseguiu provocar uma mudança da lei e que teve imenso impacto"
    2:27

    Revista do Ano 2017

    Ainda há muito caminho pela frente no que diz respeito à luta pelo direito à nacionalidade portuguesa, acredita Sofia Pinto Coelho, jornalista da SIC e autora da Grande Reportagem "Renegados". O trabalho conta os casos de cidadãos que nasceram em Portugal mas nunca conseguiram ter "direito" à nacionalidade portuguesa ou chegaram a ter bilhete de identidade mas foi-lhes retirado. 

  • Associação "Corações com Coroa" premeia reportagem da SIC
    8:30

    País

    "Corações com Coroa", uma associação de voluntários criada pela apresentadora de televisão Catarina Furtado, distinguiu com o primeiro prémio a reportagem da SIC "Renegados", que aborda problemas de nacionalidade que afetam a comunidade afro-descendente. As imagens do vídeo apresentado são feitas por alunos da Escola Artística António Arroio.

  • Grande Reportagem "Renegados" premiada na gala da SPA
    0:42

    Grande Reportagem SIC

    A SIC ganhou um prémio na gala da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). "Renegados" foi considerado o melhor programa de informação, uma Grande Reportagem da jornalista Sofia Pinto Coelho, do repórter de imagem Filipe Ferreira e do editor de imagem Rui Berton. Nos agradecimentos não faltaram os filhos de uma pátria que os excluiu, a apelar a ao Presidente da República.

  • Vacina da gripe disponível a partir de hoje

    País

    A vacina da gripe começa hoje a estar disponível, sendo gratuita e sem necessidade de receita médica no Serviço Nacional de Saúde para pessoas a partir dos 65 anos, residente em lares e para alguns doentes crónicos.

  • Chegou a Portugal a primeira sala onde é possível destruir tudo
    1:51
  • Bolsonaro continua à frente nas sondagens
    1:49

    Mundo

    O candidato à presidência do Brasil Jair Bolsonaro continuar a ganhar terreno, a duas semanas da segunda volta das eleições. A campanha eleitoral brasileira está a ser marcada por violência. Cerca de 60 jornalistas foram agredidos enquanto faziam cobertura da campanha.