Mundo

Mário Soares sente um "vento de mudança" e vê "novo impulso" na Europa

O ex-presidente Mário Soares considerou  hoje que "corre um vento de mudança na União Europeia", depois das decisões  adotadas pelos líderes europeus, e confia que "pode conduzir a um novo impulso  do euro e da União".  

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

PAULO CUNHA

O fundador do PS era orador convidado para um encontro sobre os desafios  da Europa, em Salamanca, mas uma "gripe estival" reteve-o em Lisboa, pelo  que o texto escrito por Soares foi lido por Alfonso Guerra, ex-ministro  do PSOE e da Fundacion Sistema, refere a agência EFE.  

Mário Soares expressou a sua confiança no "vento de mudança" na Europa,  numa alusão às alterações políticas em alguns países, como a França, e que  as decisões do Conselho Europeu "possam conduzir a um novo impulso do Euro  e da União". 

Do ponto de vista do antigo presidente, é "preciso criar um novo paradigma  de desenvolvimento e uma maior solidariedade nos Estados", um "caminho de  políticas mais progressistas e humanas".  

E recordou que desde 2007 tinha vindo a alertar sobre a "possível decadência  da UE e da incapacidade dos seus dirigentes para salvar o euro e vencer  a crise". 

A chanceler alemã Angela Merkel começou agora a estar mais "isolada  no quadro europeu e vai notar que a terra vai fugir-lhe debaixo dos pés".

Lusa

  • Bill Cosby considerado predador sexual violento e condenado a pena de prisão

    Mundo

    O ator norte-americano Bill Cosby foi esta terça-feira condenado a uma pena de prisão de três a 10 anos e considerado um "predador sexual violento", por um juiz da Pensilvânia. A classificação significa que o homem de 81 anos terá de receber aconselhamento durante o resto da vida, assim como o seu nome irá aparecer no registo dos criminosos sexuais.

    SIC

  • O que está a mudar na Arábia Saudita

    Mundo

    A luta contra a discriminação de género e as reformas na cultura continuam a dar largos passos, na Arábia Saudita. A mais recente novidade é que, pela primeira vez, uma mulher foi autorizada a apresentar as notícias, na televisão estatal. Desde as mulheres que já podem conduzir ao regresso do cinema, saiba o que está a mudar no país conservador.

    Ana Rute Carvalho

  • A tecnologia que promete melhorar o estacionamento nos centros urbanos
    8:05
  • Um em cada três trabalhadores em risco de esgotamento profissional
    1:11
  • Brasileiro terá escondido provas do caso Lava Jato em casas em Lisboa
    2:15

    Operação Lava Jato

    A Polícia Judiciária fez buscas e apreensões em Lisboa, no âmbito do caso brasileiro Lava Jato. A operação ocorreu a partir de um pedido de cooperação internacional das autoridades brasileiras. O alvo da operação é um homem brasileiro acusado de envolvimento com luvas. Mário de Miranda terá escondido provas e documentos em casas da capital portuguesa.