Mundo

Ciclovia que transforma energia solar em eletricidade construída na Holanda

Um projeto energético pioneiro está a surgir em Krommenie, a 25 quilómetros de Amesterdão. Trata-se de uma ciclovia construída com módulos constituídos por células fotovoltaicas, semelhantes aos painéis solares que se colocam nos telhados das habitações. A ideia é converter energia solar em energia elétrica que possa alimentar os veículos que por ali transitam.

SolaRoad

SolaRoad

"As estradas vão poder produzir eletricidade para os carros que aí circulem”, explica um dos responsáveis pelo projeto SolaRoad, Sten de Wit, que perspetiva já outros voos para a sua iniciativa.

A ciclovia que será inaugurada este mês na localidade holandesa é assim constituída por módulos retangulares que integram células fotovoltaicas. Para já o objetivo é recarregar as baterias das bicicletas elétricas que possam transitar nessa via.

A energia solar gerada por esta ciclovia será, contudo, 30% inferior à produzida pelos já habituais painéis solares colocados nos telhados das habitações, uma vez que estes podem ser alinhados com o Sol.

A ideia de instalar painéis solares nas estradas não é totalmente nova. Um projeto idêntico foi recentemente instalado nos Estados Unidos. 


  • "Insuficiente" ou "eleitoralista"? O Orçamento sob o olhar dos partidos
    2:18
  • Falhas de energia suspendem circulação ferroviária na Linha do Oeste e entre Alfarelos e a Figueira da Foz

    País

    A circulação ferroviária entre Alfarelos e a Figueira da Foz, no Ramal de Alfarelos, no distrito de Coimbra, só foi restabelecida hoje de madrugada, depois de ter estado suspensa devido a falhas de energia, segundo a Infraestruturas de Portugal. Já a circulação ferroviária na Linha do Oeste no troço entre o Louriçal e a Bifurcação de Lares/Bifurcação de Verride continua suspensa, mais uma vez devido a falhas no fornecimento de energia.

  • Gasóleo fica mais caro em 2019

    Orçamento do Estado 2019

    O gasóleo vai ficar mais caro no ano que vem. Desta vez, será por via do aumento da taxa sobre as emissões de dióxido de carbono. A medida consta da última versão preliminar do Orçamento do Estado para 2019, a que a SIC teve acesso.

    Notícia SIC

  • BCP ou o banco da Opus Dei?
    1:03
  • Bolsonaro com vantagem de quase 20% sobre Haddad
    1:54
  • França enfrenta as piores cheias em 130 anos
    1:18