Mundo

Prótese para crianças com peças de Lego

Uma prótese de antebraço que pode ser personalizada com peças de Lego foi a invenção que ganhou o grande prémio do fórum Netexplo, em Paris.

netexplo.org

O inventor colombiano Carlos Torres quer ajudar as crianças com malformações ou lesões nos braços a sentirem-se menos isoladas na sua diferença. Com uma prótese a que se podem acrescentar peças de Lego de diferentes tamanhos e cores, "a imaginação pode ajudar a criança a superar a sua deficiência", sublinharam os organizadores do evento na atribuição do prémio.

A criação do engenheiro e designer colombiano foi a escolhida entre uma dezena de projetos do munto inteiro, entre as quais uma aplicação para telemóvel que traduz as 11 línguas oficiais da África do Sul ou um robô japonês que teve notas em exames suficientes para que se pudesse inscrever na Universidade de Tóquio.

O fórum Netexplo, organizado pelo nono ano pelo observatório com o mesmo nome, na Universidade Dauphine em Paris, pretende explorar inovações digitais por todo o mundo, através de uma rede de 20 universidades em 15 países.

  • Casas em risco após queda de ponte em Génova
    2:48
  • Marine Le Pen de fora da Web Summit de Lisboa
    1:41
  • O meu corpo tem muitos anos
    27:49
  • 301 padres terão abusado de mais de 1.000 crianças nos EUA
    2:04
  • Pelo menos 22 crianças sudanesas morrem em naufrágio no Nilo

    Mundo

    Pelo menos 22 crianças sudanesas que se dirigiam para a escola morreram hoje quando naufragou a embarcação em que seguiam, no rio Nilo, informaram esta quarta-feira as autoridades locais. A tragédia ocorreu a cerca de 750 quilómetros da capital sudanesa, Cartum.

  • Olhá Festa em Idães
    7:17
  • Parabéns Madonna. Rainha da pop faz hoje 60 anos
    1:51