Mundo

A história da criança que morreu nos braços do Pai Natal pode ser falsa  

SIC

O vídeo do relato de um Pai Natal que acompanhou os últimos momentos da vida de uma criança de 5 anos, com uma doença terminal, correu mundo e tornou-se viral. A história que comoveu milhões pode, afinal, ser uma farsa. A Associated Press, agência internacional que ajudou a divulgar as imagens vem agora admitir que a informação não foi até agora confirmada.

Este poderá ser mais um caso de um vídeo de uma falsa notícia que correu mundo e convenceu milhões.

Em época natalícia não seria de supor que um Pai Natal fosse capaz de enganar meio mundo, com o relato de uma história comovente de um menino que com ele quis partilhar os últimos momentos de vida e que teria morridos nos seus braços.

A Associated Press publicou a notícia com base na informação divulgada pelo Knoxville News-Sentinel. O jornal avança agora que não conseguiu confirmar a história contada pelo figurante de Pai Natal e que não garante a veracidade dos factos.

Eric Schmitt-Matzen, o homem que desempenha o papel de Pai Natal nesta história, contou o mesmo episódio a outros jornais mas recusou-se a divulgar o nome do hospital onde o rapaz estava internado e a identidade de menino, sob pretexto de querer salvaguardar a privacidade da família.

Schmitt-Matzen contou ao Knoxville News-Sentinel que foi chamado por uma enfermeira sua conhecida para se deslocar ao hospital para cumprir o último desejo de uma criança com uma doença terminal: ver o Pai Natal.

O engenheiro mecânico, de 60 anos, que também trabalha como Pai Natal, deslocou-se de imediato ao hospital, onde teria acontecido a emocionante conversa que relatou, durante a qual ofereceu um presente à criança, e que terminou com a morte da criança nos seus braços depois de lhe perguntar: "Pai Natal, podes ajudar-me?".

Jack McElroy e Sam Venable, autores da notícia original do Knoxville News-Sentinel, dizem agora que "a história continua por confirmar". Alegam que não conseguem determinar onde o episódio se passou e que até agora não foi possível verificar a veracidade dos factos.

  • Sérgio Conceição elogia prestação dos jogadores menos utilizados
    0:45

    Desporto

    No final do jogo entre Vila Real e FC Porto, que os dragões venceram por 6-0, Sérgio Conceição destacou a qualidade apresentada pelos jogadores menos utilizados no plantel, que tiveram a oportunidade de jogar. O treinador dos azuis e brancos sublinhou ainda que o segredo da vitória esteve no respeito pelo adversário.

  • Portugueses têm menos filhos do que gostariam

    País

    A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse esta sexta-feira que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa.