Mundo

Espreitar para dentro da Estação Espacial através do Google Street View

A Google propõe a partir de hoje uma visita à Estação Espacial Internacional. De uma forma mais cómoda e mais rápida do que uma deslocação em foguetão até à plataforma orbital a 400 quilómetros da Terra.

Através do programa em que estamos mais habituados a ver ruas de cidades, o Google Street View no Google Maps oferece uma visita virtual em 360º ao interior da Estação Espacial.

O passeio virtual inclui uma visita a 15 módulos e aos veículos espaciais SpaceX Dragon e Orbital Cygnus e, à medida que se prossegue, vão surgindo as notas com informações sobre os locais onde os astronautas comem, fazem ginástica, dormem ou fazem experiências científicas, tal como já acontece no Google Art Project, com as obras de arte expostas em museus.

O lançamento desta visita virtual à Estação Espacial Internacional coincide com o 48º aniversário da primeira alunagem - no dia 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong, Edwin "Buzz" Aldrin e Michael Collins pisaram a Lua pela primeira vez. E com o 10º aniversário do Google Street View.

Coincide também com o 10º aniversário do Google Street View, dez anos em que a empresa apostou em mostrar o mundo ao mundo através da sua plataforma.

Ao longo destes anos ofereceu-nos a oportunidade de passear pelas dunas do deserto, subir às montanhas mais altas, descer às profundezas do oceano, encontrar lugares recônditos da Terra, admirar obras de arte nos museus mais longínquos, ou viajar por zonas remotas da floresta Amazónia.

A partir de hoje, saímos da Terra para uma viagem espacial.

  • "Insuficiente" ou "eleitoralista"? O Orçamento sob o olhar dos partidos
    2:18
  • Falhas de energia suspendem circulação ferroviária na Linha do Oeste e entre Alfarelos e a Figueira da Foz

    País

    A circulação ferroviária entre Alfarelos e a Figueira da Foz, no Ramal de Alfarelos, no distrito de Coimbra, só foi restabelecida hoje de madrugada, depois de ter estado suspensa devido a falhas de energia, segundo a Infraestruturas de Portugal. Já a circulação ferroviária na Linha do Oeste no troço entre o Louriçal e a Bifurcação de Lares/Bifurcação de Verride continua suspensa, mais uma vez devido a falhas no fornecimento de energia.

  • Gasóleo fica mais caro em 2019

    Orçamento do Estado 2019

    O gasóleo vai ficar mais caro no ano que vem. Desta vez, será por via do aumento da taxa sobre as emissões de dióxido de carbono. A medida consta da última versão preliminar do Orçamento do Estado para 2019, a que a SIC teve acesso.

    Notícia SIC

  • BCP ou o banco da Opus Dei?
    1:03
  • Bolsonaro com vantagem de quase 20% sobre Haddad
    1:54
  • França enfrenta as piores cheias em 130 anos
    1:18