Mundo

O segredo para fazer um chá perfeito

É dado adquirido que os britânicos são considerados especialistas na arte de fazer chá. Estima-se que no total bebam mais de 165 milhões de chávenas por dia. Será que há um segredo para fazer o chá perfeito?

De acordo com Stuart Farrimond, especialista na ciência de fazer chá (sim, é um trabalho real), a maior parte das pessoas está a fazer tudo errado.

Num programa da BBC 2, Farrimond defendeu que o processo de preparação do chá deve demorar precisamente cinco minutos, só assim terá o sabor exato e pretendido. Para além disto, este tempo permite que o chá liberte mais antioxidantes, trazendo benefícios para a saúde.

A qualidade da água também é um fator a ter em conta, se vive num local em que a água tem demasiados metais é importante passar por um processo de filtragem, para evitar cálcio e magnésio em excesso.

Outra dica, nunca beba chá numa chávena ou num copo de plástico, uma vez que este "absorve as partículas de sabor, reduzindo a sensação do chá".

Farrimond também revelou que a cor da chavéna em que bebemos pode afetar o sabor do chá. Cores como o vermelho ou o rosa, irão acentuar a doçura natural do chá, enquanto as brancas ou azuis tornam o chá mais amargo.

Estas são apenas algumas dicas daquele que é considerado um "expert" na matéria.

O chá foi trazido para a Europa pelos portugueses no século XVI e desde então encantou muita gente. Diz-se que se enraizou em Inglaterra pelas mãos de Catarina de Bragança, a princesa portuguesa que casou com Carlos II da Inglaterra.

Simples ou com leite, era normalmente bebido a qualquer hora do dia até meados do século XIX, altura em que se instituiu o "chá das cinco" ("five o'clock tea" na versão original).

  • Polémica na cirurgia do hospital da Guarda
    3:38

    País

    O diretor de cirurgia do Hospital da Guarda está debaixo de fogo por escolher as próteses de um laboratório de que é consultor, no tratamento de hérnias inguinais. O médico Augusto Lourenço justifica a opção, dizendo que por culpa da administração, não há concursos públicos para a aquisição de material cirúrgico.

  • E de nós, quem cuida?
    23:13
  • Pais e irmãos separados há 40 anos nos Açores continuam à procura dos que partiram
    7:07
  • "O dinheiro era dos dois": Maria Leal reage às acusações de Francisco
    9:51
  • Portugueses marcham em Londres contra o Brexit
    2:05
  • Arábia Saudita confirma morte do jornalista, Trump acredita mas resto do mundo pede responsabilidades
    2:02