Mundo

Evacuado bairro em torno de fábrica de produtos químicos no Texas

TANNEN MAURY

Os moradores, num raio de 2,4 quilómetros em torno de uma fábrica de produtos químicos no condado de Harris, no Texas, foram retirados na noite de terça-feira por precaução devido ao risco de incêndio ou explosão.

"Trata-se unicamente de uma medida de precaução", informou, em comunicado, o chefe dos bombeiros do condado de Harris, que inclui a cidade de Houston, atingida por inundações sem precedentes causadas pela passagem da tempestade tropical Harvey no estado norte-americano do Texas.

A fábrica de produtos químicos, do grupo francês Arkema, advertiu o condado de Harris para "a eventual reação de determinados produtos químicos que estavam no local", alertando para a possibilidade de essa reação "poder provocar um incêndio".

A unidade de Crosby produz peróxidos orgânicos, um composto que é utilizado no processo de fabrico de plásticos.

Em comunicado, a Arkema afirmou que teve de evacuar durante a tarde de terça-feira, a unidade de Crosby, onde estava uma pequena equipa de trabalhadores, por a situação se estar a tornar muito perigosa.

"Neste momento, apesar de acharmos que não existe um perigo imediato, a probabilidade de um reação química provocar um incêndio e/ou uma explosão é real", explicou o grupo francês citado pela agência de notícias AFP.

Os produtos químicos armazenados na fábrica devem ser refrigerados, mas o fornecimento de energia elétrica foi cortado pelas chuvas torrenciais e os geradores de emergência inundados.

"A Arkema não pode fazer muito mais a não ser esperar que a tempestade abrande", indicou o grupo, sustentando que a temperatura dos contentores refrigerados por motores a diesel, para onde foram movidos os produtos perigosos que estavam num hangar, está a ser monitorizada à distância.

A Arkema, cotada em bolsa, é uma multinacional com sede perto de Paris nascida da reestruturação do braço químico do gigante petrolífero Total.

Lusa

  • Tempestade Harvey já matou 18 pessoas

    Mundo

    O número de vítimas mortais devido à passagem da tempestade Harvey pelos Estados Unidos subiu para pelo menos 18, com três novas vítimas confirmadas em Houston, no estado do Texas.

  • Tempestade Harvey desaloja 30 mil pessoas 
    2:36

    Mundo

    Três mil pessoas já foram resgatadas desde que o furacão Harvey atingiu o Estado do Texas, nos EUA. Trinta mil pessoas terão de ser realojadas face à destruição causada pelas chuvas fortes e ventos ciclónicos. As autoridades esperam que o pico de cheia seja registado na quarta e quinta-feira. 

  • NASA divulga imagens da passagem do furacão Harvey pelo Texas
    0:43

    Mundo

    Foram divulgadas imagens da passagem do furação Harvey pelo Texas, Estados Unidos da América. Nas imagens de satélite captadas pela NASA, é possível ver o furação a mover-se. A parte vermelha corresponde ao centro do furação. O fenómeno causou a morte de pelo menos nove pessoas e milhares de deslocados. A cidade de Houston já está com inundações há quatro dias e espera-se que 30 mil pessoas necessitem de abrigo por causa das cheias. 

  • A "pena maior" de Constantino Oliveira
    26:03
  • Pilotos avistam OVNI ao largo da costa irlandesa

    Mundo

    Vários pilotos avistaram objetos luminosos que se moviam rapidamente ao largo da costa da Irlanda. O incidente ocorreu na sexta-feira e já está a ser investigado pela Autoridade de Aviação Irlandesa.

  • "Fomos o segundo país da UE com maior crescimento de investimento estrangeiro"
    2:00

    País

    António Costa respondeu indiretamente ao Conselho de Finanças Públicas, que considera que o Estado não se está a precaver contra eventuais futuras crises. O primeiro-ministro argumentou que Portugal é o terceiro país da Europa onde a exportações mais cresceram e o segundo com maior crescimento do investimento estrangeiro, demonstrando a capacidade de atração da economia portuguesa.

  • CNN vs. Donald Trump
    1:50