Mundo

Explosões numa fábrica de produtos químicos no Texas

Handout .

Duas explosões, seguidas de colunas de fumo negro, foram registadas na fábrica de químicos Arkema, em Crosby, no Texas, uma unidade que tinha sido inundada pelas cheias provocadas pela tempestade Harvey, anunciou a empresa.

"Cerca das 2h00 (8h00 em Lisboa] fomos notificados pelo centro de operações de urgência do condado de Harris de duas explosões e de fumo negro proveniente da fábrica Arkema em Crosby", divulgou a empresa num comunicado citado pela agência France Presse.

As autoridades evacuaram, na terça-feira à noite, a zona num perímetro de 2,4 quilómetros à volta da fábrica, que produz peróxidos orgânicos, um composto usado no fabrico de plásticos e produtos farmacêuticos.

A empresa já tinha alertado para o risco de uma reação química poder provocar incêndio ou explosão. Foi essa a razão que levou a fábrica a evacuar uma equipa de trabalhadores de Crosby.

A Arkema é uma multinacional, sediada perto de Paris.

Com Lusa

  • A "pena maior" de Constantino Oliveira
    26:03
  • Pilotos avistam OVNI ao largo da costa irlandesa

    Mundo

    Vários pilotos avistaram objetos luminosos que se moviam rapidamente ao largo da costa da Irlanda. O incidente ocorreu na sexta-feira e já está a ser investigado pela Autoridade de Aviação Irlandesa.

  • "Fomos o segundo país da UE com maior crescimento de investimento estrangeiro"
    2:00

    País

    António Costa respondeu indiretamente ao Conselho de Finanças Públicas, que considera que o Estado não se está a precaver contra eventuais futuras crises. O primeiro-ministro argumentou que Portugal é o terceiro país da Europa onde a exportações mais cresceram e o segundo com maior crescimento do investimento estrangeiro, demonstrando a capacidade de atração da economia portuguesa.

  • CNN vs. Donald Trump
    1:50