Mundo

Explosões numa fábrica de produtos químicos no Texas

Handout .

Duas explosões, seguidas de colunas de fumo negro, foram registadas na fábrica de químicos Arkema, em Crosby, no Texas, uma unidade que tinha sido inundada pelas cheias provocadas pela tempestade Harvey, anunciou a empresa.

"Cerca das 2h00 (8h00 em Lisboa] fomos notificados pelo centro de operações de urgência do condado de Harris de duas explosões e de fumo negro proveniente da fábrica Arkema em Crosby", divulgou a empresa num comunicado citado pela agência France Presse.

As autoridades evacuaram, na terça-feira à noite, a zona num perímetro de 2,4 quilómetros à volta da fábrica, que produz peróxidos orgânicos, um composto usado no fabrico de plásticos e produtos farmacêuticos.

A empresa já tinha alertado para o risco de uma reação química poder provocar incêndio ou explosão. Foi essa a razão que levou a fábrica a evacuar uma equipa de trabalhadores de Crosby.

A Arkema é uma multinacional, sediada perto de Paris.

Com Lusa

  • Qualidade da água comprometida em 38 praias
    2:22

    País

    O número de zonas balneares em que o banho foi desaconselhado ou proibido duplicou em relação a período homólogo de 2017, informou hoje a Associação ZERO, que alerta para a ausência de medidas de controlo em algumas praias.

  • Acabaram as borlas na TAP para membros do Governo
    1:07