Mundo

Líder do PSOE disponível para negociar reforma da constituição com Rajoy

Líder do PSOE disponível para negociar reforma da constituição com Rajoy

O líder do Partido Socialista espanhol diz que está disponível para, com o Governo de Mariano Rajoy, negociar um compromisso para reformar a constituição espanhola. Contudo, Pedro Sanchez avisa que tem de ser de forma a que a Catalunha permaneça sempre como parte de Espanha e nunca com vista a uma separação.

  • Rajoy fecha porta a diálogo com os independentistas da Catalunha
    0:48

    Mundo

    O presidente do Governo espanhol fechou esta quarta-feira a porta a qualquer hipótese de diálogo ou negociação com os independentistas da Catalunha. Mariano Rajoy disse no Parlamento de Madrid que não é possível dialogar ou negociar com a ilegalidade. O poder central endureceu a posição, 24 horas depois do presidente do governo catalão ter anunciado que adiava a declaração da independência.

  • Espanhóis divididos com impasse na Catalunha
    0:47

    Mundo

    Os espanhóis acordaram esta manhã para a incerteza que a declaração formal de independência da Catalunha traz ao país. A Imprensa espanhola realça independência "suspensa" à espera de "diálogo".O diário El País titula que a "Histórica sessão do parlamento para consumar a secessão" acaba por anunciar a "Independência a prazo que prolonga o caos na Catalunha".

  • Governo de Madrid vai pedir esclarecimentos a Barcelona
    2:48

    Mundo

    A situação na Catalunha está num impasse depois do líder do Governo catalão suspender a independência e dar tempo a Madrid para negociar. O Governo catalão garante que não vai esperar muito pela resposta de Madrid. Já esta manhã, Mariano Rajoy diz que antes de tomar qualquer decisão, vai pedir esclarecimentos a Barcelona.

  • Marcelo lembra que há "um Estado espanhol"
    1:05

    País

    O Presidente da República diz que a posição de Portugal em relação à Catalunha é a de que tudo corra bem a Espanha. Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta quarta-feira que o Governo português já manifestou que este é um assunto que diz respeito ao Estado espanhol.

  • Tensão nas ruas de Barcelona
    3:33

    Mundo

    A eventual declaração da independência da Catalunha agradou à maioria dos independentistas moderados. No entanto, a tensão aumentou nas ruas de Barcelona, com confrontos entre o corpo policial e alguns membros pró-independentistas mais radicais, como testemunharam os enviados especiais da SIC.

  • Taxistas em protesto por tempo indeterminado
    1:59

    País

    Os taxistas que esta quarta-feira manifestaram-se em Lisboa, no Porto e em Faro decidiram continuar com o protesto por tempo indeterminado. No entender das associações dos profissionais, a luta só vai acabar quando conseguirem travar a lei que regula as plataformas digitais como a Uber ou a Cabify.

  • Novos e-mails põem em causa valores da saída de Garay do Benfica
    2:44

    Desporto

    O pirata informático suspeito de ter desviado centenas de e-mails do Benfica revelou mais material, alegadamente comprometedor. Segundo uma mensagem alegadamente trocada entre Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves, publicada esta quarta-feira na internet, o negócio da venda de Garay poderá ter sido feito por 13 milhões de euros e não por 6, como foi anunciado.

  • Saiba como escolher o melhor Plano Poupança Reforma
    8:32
  • Este pode ser um natal de sonho para os fãs de Harry Potter

    Mundo

    Os estúdios da Warner Brothers, em Londres, vão abrir as portas na época natalícia. Entre os dias 10 e 12 de dezembro o grande salão de Hogwarts servirá de cenário para um jantar que promete transportar os fãs de Harry Potter até ao imaginário de J.K. Rowling. Os bilhetes estão disponíveis a partir da próxima semana.

  • A imagem que está a emocionar a Índia

    Mundo

    A fotografia de um menino a despedir-se do pai, que morreu durante um acidente de trabalho, está a emocionar a Índia. Tanto que, num só dia, os internautas conseguiram angariar mais de três milhões de rupias (cerca de 36 mil euros) para ajudar a família.

    SIC

  • "Eu chupo e você?", a campanha contra as palhinhas que já dão multas no Brasil
    2:36

    Mundo

    A partir de hoje, o Rio de Janeiro vai multar até 340 euros todos os comerciantes que ofereçam palhinhas de plástico aos clientes. Em caso de reincidência, as multas podem ultrapassar os 1200 euros. Isto meses depois de ter sido lançada no país a campanha #paredechupar para eliminar os “canudos de plástico” que podem demorar mais de 400 anos a degradar-se. Só na União Europeia, são usadas 36,4 mil milhões de palhinhas todos os anos. Em todo o mundo, os números devem chegar aos mil milhões por dia.