Mundo

Manifestações pela união de Espanha marcam Dia da Festa Nacional

Manifestações pela união de Espanha marcam Dia da Festa Nacional

A Espanha comemora hoje o Dia Nacional, com feriado em todo o país. O rei assistiu a uma parada militar em Madrid. À mesma hora, em Barcelona, acontecia uma manifestação pela união da Espanha. O impasse entre o Governo da Catalunha e o Governo de Rajoy mantém-se. O chefe do Executivo espanhol já ameaçou suspender a autonomia caso Carles Puigdemont não volte atrás em relação à declaração de independência.

  • Situação na Catalunha marca celebrações do Dia da Festa Nacional
    1:14

    Mundo

    Celebra-se hoje em Espanha o Dia da Festa Nacional, numa altura em que a situação na Catalunha domina a atualidade. As celebrações incluem uma parada militar em Madrid. O líder catalão, Carles Puigdemont, vai estar ausente da tribuna de honra. A intervenção do rei é esperada com expectativa. A jornalista Teresa Canto Noronha está na capital espanhola a acompanhar o grande desfile.

  • Primeira página do Charlie Hebdo: "Os catalães, mais idiotas do que os corsos"

    Mundo

    O processo de independência da Catalunha foi o tema escolhido para a primeira página da última edição do jornal satírico francês Charlie Hebdo. "Os catalães, mais idiotas do que os corsos" é o título da capa, acompanhado por um cartoon com três figuras encapozadas e armadas, por trás de uma mesa coberta com um lençol branco, com uma das personagens a declarar: "Nós exigimos um debate". Esta não é a primeira vez que o jornal aborda a questão catalã e o cartoon desta última edição não deixa dúvidas quanto à opinião sobre o governo liderado por Carles Puigdemont.

  • Rajoy fecha porta a diálogo com os independentistas da Catalunha
    0:48

    Mundo

    O presidente do Governo espanhol fechou esta quarta-feira a porta a qualquer hipótese de diálogo ou negociação com os independentistas da Catalunha. Mariano Rajoy disse no Parlamento de Madrid que não é possível dialogar ou negociar com a ilegalidade. O poder central endureceu a posição, 24 horas depois do presidente do governo catalão ter anunciado que adiava a declaração da independência.

  • Centeno lembra que Grécia terá mais responsabilidades com fim do resgate
    1:05
  • Temperaturas altas colocam Portugal Continental sob aviso amarelo
    4:23
  • Governo quer retirar concessão de autoestradas à empresa que geria ponte de Génova
    1:50
  • Portugueses são dos que menos gastam em viagens turísticas

    Economia

    Os portugueses são dos cidadãos europeus que menos gastam em deslocações de turismo, ao desembolsar em média 136 euros por viagem turística, menos de metade da média da União Europeia, de 336 euros, revelam dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat.

  • Sul-coreanos atravessam fronteira do norte para reencontro histórico
    1:07