Mundo

Peritos investigam descoberta de cidadela inca no Peru

Moradores de uma comunidade na floresta tropical da região de Cusco, no sul do Peru, descobriram ruínas que poderão ser de uma cidadela inca que estava coberta por vegetação, revelou na quarta-feira o autarca de San Martin Valle, Rolando Zamora. Uma expedição liderada pelas autoridades provinciais foi enviada ao local para o explorar mais a fundo. Esta missão tem como principal objetivo a eventual confirmação do achado inca.

Os habitantes locais tropeçaram nos vestígios prováveis de um antigo local inca por acidente a 9 de setembro enquanto pastoreavam gado perto do Santuário Nacional Megantoni, de acordo com o jornal estatal Andina, citado pela agência de notícias chinesa Xinhua.

Localizado a mais de mil quilómetros a sudeste da capital peruana, Lima, o local tem vestígios de "plataformas, passagens, paredes e até de uma casa de pedra escondida entre a folhagem", de acordo com o Andina.

Segundo o autarca, o local remoto fica a cinco dias a pé da cidade de Cusco, o que explica a demora no anúncio da descoberta.

Uma expedição liderada pelas autoridades provinciais foi enviada ao local para o explorar mais a fundo, e deve regressar no fim de semana, adiantou Rolando Zamora. Esta missão tem como principal objetivo a eventual confirmação do achado inca.

Cusco, outrora capital do império Inca, acolhe uma série de sítios arqueológicos, entre os quais a célebre cidadela inca de Machu Picchu que foi declarada Património Mundial da Humanidade em 1983.

Com Lusa

  • José Peseiro garante que leões estão "preparados para vencer"
    1:52

    Liga Europa

    José Peseiro garante que a equipa do Sporting está preparada o arranque da competição. A equipa leonina não conta com Bas Dost que está lesionado e falha os próximos jogos. Os leões estreiam-se hoje na Liga Europa, em casa, com o Qarabag do Azerbaijão. A SIC transmite o encontro em directo a partir das 20:00.

  • Gosta de atum? Procuram-se voluntários
    1:35
  • Suspeito de agredir bebé terá dito à polícia que perdeu a cabeça ao ouvir o choro
    2:18

    País

    O homem terá confessado à PSP e mais tarde também ao Ministério Público que perdeu a cabeça perante o choro permanente do bebé de 17 meses, filho da atual companheira. Apesar de ter confessado a agressão saiu em liberdade depois de ser ouvido em tribunal. Não chegou sequer a ser interrogado por um juiz de instrução criminal e apesar da gravidade dos factos, o Ministério Público não viu razões para aplicar qualquer medida de coação.

  • Novos e-mails põem em causa valores da saída de Garay do Benfica
    2:44

    Desporto

    O pirata informático suspeito de ter desviado centenas de e-mails do Benfica revelou mais material, alegadamente comprometedor. Segundo uma mensagem alegadamente trocada entre Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves, publicada esta quarta-feira na internet, o negócio da venda de Garay poderá ter sido feito por 13 milhões de euros e não por 6, como foi anunciado.