Mundo

Os estranhos filmes no computador de Bin Laden

AP images

A CIA revelou novos conteúdos do computador de Osama bin Laden, recuperado no raide norte-americano de 2011 em que foi morto o terrorista mais procurado do mundo desde os atentados de 11 de setembro de 2001. Já sabíamos que o líder da Al-Qaeda tinha conteúdos inesperados no seu refúgio do Paquistão, mas não suspeitávamos que o terrorista visse desenhos animados ou tutoriais de croché nos intervalos de vídeos com decapitações.

Este é o quarto conjunto de documentos, imagens e ficheiros de computador apreendidos no refúgio de Abbottabad que a CIA revela ao público. Outros materiais tinham já sido divulgados anteriormente em maio de 2015, março de 2016 e janeiro deste ano.

São quase 470 mil dados, entre os quais diários pessoais de Bin Laden, o vídeo do casamento do filho, desenhos animados e filmes de Hollywood - como Antz, Cars, Chicken Little, Resident Evil - ou o vídeo mais viral de sempre da Internet "Charlie Bit My Finger".

Primeiras imagens do filho de Bin Laden em adulto

Pela primeira vez são divulgadas imagens do filho preferido de Bin Laden em adulto, até agora só eram públicas fotografias suas em criança. Hamza bin Laden era o escolhido do pai para suceder na liderança da Al-Qaeda e os Estados Unidos já o incluíram na lista negra de terroristas internacionais. Ao longo dos últimos anos têm sido divulgadas gravações da voz de Hamza a apelar à jihad.

No vídeo com cerca de uma hora aparece Hamza no dia do seu casamento, com um bigode mas sem barba. Está sentado num tapete com outros homens e em fundo ouve-se um homem a entoar cânticos do Corão. A certa altura ouve-se Hamza a recitar o juramento de casamento "pelo livro de deus e o exemplo do profeta. Que a paz esteja com ele". "Takbeer!", grita a assistência.

Primeira imagem de Hamza bin Laden em adulto, no dia do seu casamento.

Primeira imagem de Hamza bin Laden em adulto, no dia do seu casamento.

CIA via AP

"Valiosas informações sobre o funcionamento da organização terrorista"

A publicação destes documentos "oferece a oportunidade aos americanos de saber mais sobre os projetos e o funcionamento desta organização terrorista", disse o diretor da CIA, Mike Pompeo.

Documentos que deverão fornecer as respostas para as questões que ainda há sobre a Al-Qaeda, como os conflitos com o Daesh, a organização terrorista dissidente que opera no Iraque, os problemas que a Al-Qaeda enfrentou na sequência da morte de Bin Laden, bem como a complicada relação entre esta organização islâmica sunita e o Irão xiita.

Os Estados Unidos denunciam desde sempre a "influência negativa" de Teerão no Médio Oriente. O vídeo do casamento de Hamza parece ter sido filmado no Irão.

Em documentos divulgados em anos anteriores já se sabia que Bin Laden queria Hamza a sucedê-lo na liderança da jihad contra o Ocidente. O jovem terá agora 27 ou 28 anos e suspeita-se que mora no Irão.

Imagens inéditas de Bin Laden reveladas em 2015

Quatro anos depois da morte do líder da Al-Qaeda, as autoridades norte-americanas revelaram fotografias do esconderijo onde vivia no Afeganistão. As imagens foram captadas por um jornalista paquistanês em 1996 quando foi convidado a conhecer o esconderijo na região montanhosa de Tora Bora, no Afeganistão. As fotografias mostram que Bin Laden vivia numa caverna com vários túneis, cercado de armas e fazia longas caminhadas pelas montanhas.

  • PSD tem a maior queda e vê PS subir nas intenções de voto
    2:22

    País

    O PSD de Rui Rio está pior do que há um ano estava com Pedro Passos Coelho. Na sondagem de novembro, os sociais-democratas caem abaixo dos 27% e veem o PS cada vez mais longe, a 15% de diferença. Mesmo com o caso Tancos, o PS subiu e se as eleições fossem hoje, vencia sem maioria absoluta.

    Sondagem SIC/Expresso

  • Muitos britânicos querem segundo referendo ao Brexit
    2:02