Mundo

A nova Barbie usa véu islâmico e é inspirada numa atleta olímpica

Andrew Kelly

A primeira boneca Barbie a usar um véu islâmico foi lançada em homenagem à primeira mulher norte-americana a usar o lenço durante uma competição olímpica. Trata-se da esgrimista Ibtihaj Muhammad, que ganhou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

O rosto da boneca foi criado a partir de Ibtihaj Muhammad, que disse à BBC que era "um sonho de criança tornado realidade".

A Mattel, fabricante da Barbie, tem vindo a ser criticada por criar bonecas demasiado magras e por as sexualizar. Agora, a marca planeia lançar em 2018 uma série de novas figuras baseadas em "mulheres inspiradoras".

Segundo o jornal inglês, a Barbie com o véu islâmico foi lançada num evento que premeia as mulheres do ano pela revista norte-americana Glamour.

"Quando penso sobre o meu percurso, sendo uma mulher islâmica envolvida na esgrima, houve sempre alguém que fez-me sentir que não pertencia ali", confessou a atleta olímpica, citada pela BBC. "Para todas aquelas pessoas que não acreditaram em mim, esta Barbie é para vocês."

Ibtihaj Muhammadnos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, 2016

Ibtihaj Muhammadnos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, 2016

Issei Kato

Em criança, Ibtihaj Muhammad costumava fazer pequenos véus islâmicos para colocar nas suas bonecas, de modo a que parecessem mais consigo e as suas irmãs.

Esta Barbie foi criada à sua medida e para além das roupas do dia a dia, a boneca terá ainda uma vestimenta de esgrima.

A atleta confessou ao jornal inglês que esperava que esta Barbie pudesse inspirar as meninas "a abraçar aquilo que as torne únicas".

MATTEL / HANDOUT

  • Novo aeroporto "em banho-maria"
    0:24
  • Medina explica que a Casa do Presidente foi concedida a uma empresa privada em 2014
    0:31

    País

    O presidente da Câmara de Lisboa explica que residência oficial é um "nome histórico" que ficou atribuído à Casa do Presidente da Villa, que foi concedida a uma empresa privada em 2014. A autarquia recebe 2600 euros por mês pelo aluguer do espaço. Fernando Medina acrescenta que a figura do presidente de Câmara não tem nenhuma residência oficial. 

  • Morte do jornalista saudita foi "monstruosamente planeada"
    0:45

    Mundo

    O porta-voz da Turquia, Omer Celik , acredita que a morte do jornalista Jamal khashoggi foi um crime planeado de forma monstruosa. O jornalista terá sido assassinado dentro do consulado saudita em Istambul. O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, promete revelar toda a verdade sobre o caso.

  • Jovem de 16 anos aponta arma à cabeça da professora em França

    Mundo

    Dois alunos de uma escola em Créteil, na França, foram detidos depois de terem apontado uma arma à professora. Num vídeo filmado e divulgado por colegas, é possível ouvir o aluno a pedir à professora para lhe tirar a falta de presença, ao mesmo tempo que lhe apontava uma pistola de airsoft à cabeça.

  • Há um bufo no Manchester United e Mourinho quer descobrir quem é
    0:34
  • Barco com refugiados afunda a poucos metros da costa da Turquia
    2:21