Mundo

Australianos dizem "Sim" ao casamento entre pessoas do mesmo sexo

Jason Reed

Mais de 60% votaram a favor da legalização do casamento entre homossexuais. A Agência Nacional de Estatística da Austrália divulgou esta terça-feira os resultados do referendo não vinculativo sobre a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo e avançou o resultado histórico com uma participação nacional de 79,5%.

Os boletins de votos começam a ser distribuídos pelos australianos a 12 de setembro e tiveram de ser devolvidos a 7 de novembro, com uma resposta sobre a legalização do casamento entre homossexuais.

Os eleitores australianos deram a sua opinião e 61,6% disse mesmo concordar com o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, tinha prometido que caso o "Sim" vencesse neste referendo, que a questão do casamento entre homossexuais poderia ser discutida e alterada no parlamento ainda antes do final de 2017.

Malcolm Turnbull deixou uma mensagem de apoio aos australianos na rede social Twitter, comprometendo-se a discutir a alteração da lei ainda antes do Natal.

  • Polémica na cirurgia do hospital da Guarda
    3:38

    País

    O diretor de cirurgia do Hospital da Guarda está debaixo de fogo por escolher as próteses de um laboratório de que é consultor, no tratamento de hérnias inguinais. O médico Augusto Lourenço justifica a opção, dizendo que por culpa da administração, não há concursos públicos para a aquisição de material cirúrgico.

  • E de nós, quem cuida?
    23:13
  • Pais e irmãos separados há 40 anos nos Açores continuam à procura dos que partiram
    7:07
  • "O dinheiro era dos dois": Maria Leal reage às acusações de Francisco
    9:51
  • Portugueses marcham em Londres contra o Brexit
    2:05
  • Arábia Saudita confirma morte do jornalista, Trump acredita mas resto do mundo pede responsabilidades
    2:02