Mundo

As vantagens de beber café

Jorge Silva

Um estudo da revista BMJ revela que o consumo moderado de café diminui o risco de doenças hepáticas e cancerígenas, bem como de acidentes vasculares cerebrais. Os investigadores recomendam 400mg de cafeína por dia, o equivalente a três ou quatro chávenas de café.

O estudo da revista BMJ revela que o consumo moderado de café diminui o risco de doenças hepáticas e cancerígenas, bem como de acidentes vasculares cerebrais.

No entanto, os investigadores não garantem que o não consumo de café possa levar ao desenvolvimento dessas doenças e defendem que quem não bebe café, não deve começar a fazê-lo, apenas por razões de saúde.

O grupo de cientistas da Universidade de Southampton, nos EUA, que reuniu os dados sobre o impacto do café na saúde observou mais de 200 estudos sobre o caso.

Paul Roderick, co-autor do estudo e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Southampton, disse, no entanto, que o consumo de café não é o único fator que contribui para a diminuição do risco de doenças hepáticas e cancerígenas.

"Fatores como a idade, o tabagismo, e a prática de exercício físico podem ter efeito nas pessoas", acrescentou o professor.

Paul Roderick garantiu ainda que estudos recentes indicaram que o café pode ter alguns riscos quando consumido de forma exagerada, mas que os benefícios do consumo moderado são bastante superiores.

O National Health Service (Serviço Nacional de Saúde britânico, traduzido) recomenda que as mulheres grávidas não consumam mais de 200mg de cafeína por dia, o equivalente a duas chávenas de café.

Para todos os outros adultos, os investigadores recomendam 400mg de cafeína por dia, o equivalente a três/quatro chávenas de café.

Produtos com cafeína

  • Uma caneca de chá: 75mg de cafeína
  • Uma lata de Coca-Cola: 40mg de cafeína
  • Uma lata de bebida energética de 250ml: mais de 80mg de cafeína
  • Uma barra de chocolate simples: menos de 25mg de cafeína
  • Uma barra de chocolate com leite: menos de 10mg de cafeína

Os investigadores deixam ainda outra recomendação: que os consumidores de café sejam também saudáveis. Querendo isto dizer que ao beber café deve deixar de lado o acúçar, o leite e as natas.

  • Mais de mil freguesias desapareceram em 2013
    1:48