Mundo

Porque é que algumas pessoas conseguem ouvir este gif silencioso?

Em 2015, a Internet dividiu-se entre aqueles que viam um vestido dourado e branco e aqueles que viam em azul e preto. Agora, o debate é outro. Uns confessam ouvir sons provenientes de um gif silencioso, outros dizem que não conseguem ouvir nada na animação silenciosa de uma torre de alta tensão a saltar à corda.

Segundo a BBC, o gif foi criado em 2008 como um desafio do programa Photoshop e, desde então, a animação nunca mais desapareceu, gerando debates sobre aquilo a que chamam de "ilusão ótica para os ouvidos" de algumas pessoas.

Na passada semana, a médica Lisa DeBruine reacendeu o debate ao publicar o gif. A médica do Instituto de Neurociência e Psicologia da Universidade de Glasgow, na Escócia, criou um questionário no Twitter para saber quem é que conseguia ouvir o gif.

Até esta quarta-feira, cerca de 304 mil pessoas responderam ao questionário, que mostrou que mais de metade das pessoas (67%) ouviram o "som do bater".

Perante a incerteza, não há consenso científico sobre a causa do fenómeno.

Em entrevista ao jornal inglês, Lisa DeBruine revelou que não sabia o porquê de algumas pessoas conseguirem ouvir a batida. "Pensei que alguns dos cientistas visuais que sigo no Twitter me conseguissem explicar o caso, mas parece que há diversas explicações plausíveis e nenhum consenso claro."

Já um psicólogo da Universidade City, em Londres, surgiu uma teoria: "ouvidos visuais". Isto é, o fenómeno do gif com barulho está relacionado à habilidade de algumas pessoas conseguirem ouvir objetos em movimento que não fazem qualquer barulho.

"Pode ser uma forma subtil de sinestesia, quando um sentido desencadeia outro", explicou Chris Fassnidge à BBC.

  • Vacina da gripe disponível a partir de hoje

    País

    A vacina da gripe começa hoje a estar disponível, sendo gratuita e sem necessidade de receita médica no Serviço Nacional de Saúde para pessoas a partir dos 65 anos, residente em lares e para alguns doentes crónicos.

  • Declaração de IRS poderá ser entregue até ao final de junho
    2:01

    Orçamento do Estado 2019

    O conselho de ministros aprovou ontem à noite a proposta do Orçamento do Estado para 2019, que entregará amanhã na Assembleia da República. A reunião durou quase 12 horas. Na última versão preliminar, a que a SIC teve acesso, há uma novidade no plano fiscal: a declaração de IRS vai poder ser entregue até 30 de junho e não até ao final de maio, como até aqui.

  • Chegou a Portugal a primeira sala onde é possível destruir tudo
    1:51
  • Bolsonaro continua à frente nas sondagens
    1:49

    Mundo

    O candidato à presidência do Brasil Jair Bolsonaro continuar a ganhar terreno, a duas semanas da segunda volta das eleições. A campanha eleitoral brasileira está a ser marcada por violência. Cerca de 60 jornalistas foram agredidos enquanto faziam cobertura da campanha.