Mundo

Israel destaca reforços militares na Cisjordânia após anúncio de Trump

Mohamad Torokman

O exército israelita anunciou hoje que vai destacar forças suplementares na Cisjordânia, território palestiniano ocupado, após a decisão do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

Um porta-voz do exército israelita indicou que os batalhões adicionais vão ser enviados para a Cisjordânia, e que outras forças estarão prontas para intervir, depois de o controverso anúncio de Donald Trump ter levantado receios de uma onda de violência. O exército israelita não referiu, porém, o número de efetivos em causa.

O movimento islâmico Hamas incitou também hoje a uma nova revolta popular palestiniana.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu, na quarta-feira, Jerusalém como capital de Israel, tornando-se no único país do mundo a tomar essa decisão, que representa uma rutura com décadas de neutralidade da diplomacia norte-americana no âmbito do dossiê israelo-palestiniano.

Nesse sentido, ordenou a transferência da embaixada norte-americana de Telavive para Israel, uma posição que desencadeou uma série de críticas da comunidade internacional e fez disparar a tensão na região.

Lusa

  • Hamas apela a uma nova Intifada

    Mundo

    O movimento islâmico Hamas incitou hoje a uma nova revolta popular palestiniana contra a decisão do Presidente norte-americano, Donald Trump, que reconheceu Jerusalém como a capital de Israel.

  • Irão diz que decisão de Trump pode provocar uma nova intifada
    2:16

    Mundo

    O Presidente da autoridade palestiniana anunciou que nos próximos dias vai reunir-se com todas as fações para preparar uma resposta à decisão de Donald Trump, que esta quarta-feira reconheceu Jerusalém como a capital de Israel. Já o Irão diz que a decisão dos Estados Unidos pode provocar uma nova intifada ou uma revolta palestiniana. O anúncio foi o rastilho de muitos protestos, sobretudo no mundo árabe. Na Turquia, centenas de pessoas juntaram-se nas ruas de Istambul e de Ancara.

  • Donald Trump promete lutar contra "os inimigos" de Israel
    2:46

    Mundo

    O Presidente norte-americano sempre manifestou apoio a Israel. Ainda enquanto candidato à presidência, Donald Trump deixava a promessa de tudo fazer para lutar contra "os inimigos" de Israel e chegou mesmo a defender o país nas Nações Unidas, em setembro. Esta quarta-feira, reconheceu Jerusalém como capital da Israel.

  • O "amor cego" de Francisco por Maria Leal
    35:21

    Vidas Suspensas

    O programa Vidas Suspensas regressou esta terça-feira com a primeira parte do caso de um jovem que herdou um milhão de euros, esteve casado com a cantora Maria Leal e está hoje sem nada.

    1.ª parte - Reportagem na íntegra

  • Quem são os 10 novos secretários de Estado
    2:36

    País

    Quinze secretários de Estado, dez novos e cinco reconduzidos, tomam posse esta quarta-feira. O primeiro-ministro aproveitou a remodelação no Governo para mexer nas secretarias de Estado de sete ministérios.

  • Saiba se a sua conta do Facebook foi afetada pelo ataque informático

    País

    O ataque informático ao Facebook a 25 de setembro expôs informações de 29 milhões de contas. Mas não pense que os afetados estão do outro lado do mundo ou que isso nunca acontece em Portugal. Para tirar as dúvidas, a rede social disponibilizou uma ferramenta que diz se a sua conta foi afetada ou não.

    SIC

  • "Andava a trabalhar na agricultura e, na brincadeira, botei o fogo"
    8:50