Mundo

Neva na Florida pela primeira vez em quase 30 anos

Stephen B. Morton

Uma forte tempestade de inverno fez esta quarta-feira nevar em Tallahassee, no Estado norte-americano da Florida, pela primeira vez em quase 30 anos, antes de subir pela costa atlântica e cobrir de neve e gelo o sul dos Estados Unidos.

Os meteorologistas alertaram que a tempestade poderá em breve intensificar-se e transformar-se num "furacão bombástico", à medida que se desloca pela costa leste acima, levando consigo ventos ciclónicos, inundações na área costeira, devido a vagas com mais de sete metros, e mais de 30 centímetros de altura de neve, até chegar, na quinta-feira, à região das cidades de Boston e Nova Iorque, onde deverá igualmente registar-se queda de neve.

Pelo menos 16 mortos é, neste momento, o balanço das temperaturas perigosamente baixas que durante dias se fizeram sentir em largas parcelas do território de estados como o Texas e Nova Inglaterra.

As escolas do sudeste do país encerraram e a polícia está a instar os condutores a manterem-se fora das estradas, numa região pouco habituada aos rigores do inverno comuns no nordeste dos Estados Unidos.

As baixas temperaturas obrigaram ao encerramento dos aeroportos de Savannah, Georgia, e Charleston, Carolina do Sul, onde estava prevista queda de neve até entre oito e dez centímetros de altura a cerca de 32 quilómetros da faixa costeira.

A autoestrada que liga os dois estados transformou-se numa pista de gelo ao longo de 97 quilómetros, fazendo a polícia perder a conta ao número de acidentes registados, quando estes chegaram às centenas.

Lusa

  • Polémica na cirurgia do hospital da Guarda
    3:38

    País

    O diretor de cirurgia do Hospital da Guarda está debaixo de fogo por escolher as próteses de um laboratório de que é consultor, no tratamento de hérnias inguinais. O médico Augusto Lourenço justifica a opção, dizendo que por culpa da administração, não há concursos públicos para a aquisição de material cirúrgico.

  • E de nós, quem cuida?
    23:13
  • Pais e irmãos separados há 40 anos nos Açores continuam à procura dos que partiram
    7:07
  • "O dinheiro era dos dois": Maria Leal reage às acusações de Francisco
    9:51
  • Portugueses marcham em Londres contra o Brexit
    2:05
  • Arábia Saudita confirma morte do jornalista, Trump acredita mas resto do mundo pede responsabilidades
    2:02