Mundo

Rainha Isabel II releva dificuldades que teve no dia da coroação

A rainha Isabel II é protagonista do documentário "The Coronation" que revela algumas curiosidades sobre o dia da coroação. Em entrevista à BBC, a rainha de Inglaterra contou as dificuldades que teve ao usar uma coroa que pesava mais um quilo.

Suzanne Plunkett

O documentário a propósito dos 65 anos de reinado de Isabel II conta os detalhes da cerimónia de coroação que se realizou a 2 de junho de 1953.

Entrevistada por Alastair Bruce, a monarca diz que há algumas desvantagens em usar coroas mas realça que são "coisas muito importantes".

"Não podia olhar para baixo para ler o discurso. Tinha de ler o discurso com a cabeça bem erguida. Porque caso baixasse, o meu pescoço partia-se e ela (a coroa) caía".

A coroa foi feita para a coroação de George VI, em 1937, e pesa mais de um quilo. Composta por 2868 diamantes, 17 safiras, 11 esmeraldas, cinco rubis e centenas de pérolas, é de admirar que nunca tenha caído.

"Felizmente eu e o meu pai temos mais ou menos o mesmo formato de cabeça. Mas uma vez que você coloca a coroa, ela fica. Isto é, permanece no sítio", acrescentou Isabel II.

Coche "horrível, nada confortável"

Dylan Martinez

Mas não é só do peso da coroa que a monarca se queixa. Segundo a rainha, a viagem que fez no coche de ouro do Palácio de Buckingham até Westminster não foi nada agradável.

"Definitivamente o coche não é para viajar. (...) Horrível, é apenas revestido de couro, nada confortável"

"The Coronation" é emitido no domingo pela BBC e, para além de imagens da rainha, tem também imagens inéditas dos dois filhos Charles e Anne quando ainda eram crianças.

  • Taxistas em protesto por tempo indeterminado
    1:59

    País

    Os taxistas que esta quarta-feira manifestaram-se em Lisboa, no Porto e em Faro decidiram continuar com o protesto por tempo indeterminado. No entender das associações dos profissionais, a luta só vai acabar quando conseguirem travar a lei que regula as plataformas digitais como a Uber ou a Cabify.

  • Novos e-mails põem em causa valores da saída de Garay do Benfica
    2:44

    Desporto

    O pirata informático suspeito de ter desviado centenas de e-mails do Benfica revelou mais material, alegadamente comprometedor. Segundo uma mensagem alegadamente trocada entre Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves, publicada esta quarta-feira na internet, o negócio da venda de Garay poderá ter sido feito por 13 milhões de euros e não por 6, como foi anunciado.

  • Saiba como escolher o melhor Plano Poupança Reforma
    8:32
  • Este pode ser um natal de sonho para os fãs de Harry Potter

    Mundo

    Os estúdios da Warner Brothers, em Londres, vão abrir as portas na época natalícia. Entre os dias 10 e 12 de dezembro o grande salão de Hogwarts servirá de cenário para um jantar que promete transportar os fãs de Harry Potter até ao imaginário de J.K. Rowling. Os bilhetes estão disponíveis a partir da próxima semana.

  • A imagem que está a emocionar a Índia

    Mundo

    A fotografia de um menino a despedir-se do pai, que morreu durante um acidente de trabalho, está a emocionar a Índia. Tanto que, num só dia, os internautas conseguiram angariar mais de três milhões de rupias (cerca de 36 mil euros) para ajudar a família.

    SIC

  • "Eu chupo e você?", a campanha contra as palhinhas que já dão multas no Brasil
    2:36

    Mundo

    A partir de hoje, o Rio de Janeiro vai multar até 340 euros todos os comerciantes que ofereçam palhinhas de plástico aos clientes. Em caso de reincidência, as multas podem ultrapassar os 1200 euros. Isto meses depois de ter sido lançada no país a campanha #paredechupar para eliminar os “canudos de plástico” que podem demorar mais de 400 anos a degradar-se. Só na União Europeia, são usadas 36,4 mil milhões de palhinhas todos os anos. Em todo o mundo, os números devem chegar aos mil milhões por dia.