Mundo

Família encontrou três nomes originais para os trigémeos

Elfagr

Um casal da faixa de Gaza deu aos seus trigémeos os nomes de Jerusalém, Capital e Palestina em protesto contra a decisão norte-americana de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, disse o par palestiniano à agência France Presse.

"Graças a Deus tive trigémeos e pudemos responder à decisão de (presidente norte-americano Donald) Trump", disse Islam al-Sukili, 25 anos, a mãe dos dois rapazes e uma rapariga, que vive em Khan Yunes (sul).


Jerusalém e Palestina, os rapazes, e Capital, a rapariga, nasceram em dezembro, duas semanas após o anúncio, dia 6, de Trump de que os Estados Unidos reconheciam Jerusalém como capital de Israel.


A iniciativa unilateral, em rotura com a diplomacia norte-americana e o consenso internacional, provocou a ira dos palestinianos que reivindicam Jerusalém oriental como a capital do Estado a que aspiram.


Israel considera Jerusalém, cuja zona oriental ocupou em 1967 e anexou em 1980, como a sua capital indivisível.
A comunidade internacional considera ilegal a anexação de Jerusalém oriental e defende que o estatuto final da cidade, considerada santa pelas regiões judaica, cristã e islâmica, deve ser estabelecido em negociações entre israelitas e palestinianos.


"A decisão de Trump não tem qualquer valor, Jerusalém é a nossa capital eterna", declara o pai dos trigémeos, Nidal Sukili, 30 anos.


Mas num território atingido por guerras e pela pobreza, alvo de bloqueio por parte de Israel e do Egito, o problema "são as fraldas e o leite", disse a mãe dos trigémeos, cujo pai está desempregado.

Lusa

  • Acidente faz um morto e obriga ao corte da A4
    1:05

    País

    Uma pessoa morreu esta manhã na A4, no viaduto do Corgo, na A4, perto de Vila Real, obrigando a um corte temporário do trânsito no sentido Amarante-Vila Real-Bragança. A GNR está a investigar como confirmou à SIC o comandante Macel Lopes, da GNR de Vila Real.

  • Britânicos lançam rede para limpar lixo espacial
    0:20
  • "Eu chupo e você?", a campanha contra as palhinhas que já dão multas no Brasil
    2:36