Mundo

Jovem salta para o volante do autocarro da escola e evita acidente nos EUA

Mike Blake

Uma tragédia pode ter sido evitada no estado norte-americano do Texas, graças ao raciocínio rápido de um jovem de 13 anos. Em causa estava um autocarro escolar, conduzido por um homem que começou a sofrer uma "emergência médica" e a desviar-se da estrada. O jovem do 7.º ano afastou o condutor e saltou para o volante, o tempo suficiente para parar o veículo em segurança e salvar os outros seis colegas.

O caso aconteceu esta terça-feira, na cidade norte-americana de La Grange.

Um autocarro escolar seguia com sete crianças e o condutor, até que este começou a ter uma "emergência médica", segundo a estação televisiva norte-americana KVUE.

"Ele estava a desviar-se do caminho e quase bateu contra vários carros", disse Karson Vega à estação televisiva. "Nós estávamos no autocarro e percebi que ele começou a sair da estrada. (...) acabou por se enfiar várias vezes em valas." Explicou o jovem do 7.º ano.

Numa altura em que se aproximavam da ponte sobre o rio do Colorado, Karson Vega tentou pedir ao condutor que parasse, mas o homem parecia que estava "prestes a desmaiar". O jovem de 13 anos afastou o homem e meteu-se ao volante, controlando o autocarro escolar e parando em segurança. A ação permitiu salvar os colegas.

Na mesma altura, outro estudante ligava para as autoridades a relatar o acontecimento e tentava manter os colegas calmos.

As autoridades não revelaram a natureza da "emergência médica" do condutor, mas revelaram à KVUE que o homem estava a recuperar e a fazer vários exames para determinar se pode ou não continuar a conduzir.

  • Temperatura alta e baixa humidade vão manter-se
    2:04

    País

    A Proteção Civil vai prolongar o alerta vermelho em sete distritos do norte até quarta-feira, devido ao aumento do número de fogos nos últimos dias. Só no fim de semana foram registados mais de 200 incêndios. As temperaturas altas e a baixa humidade vão manter-se.

  • Cada vez mais pessoas escolhem trabalhar no setor imobiliário 
    3:05