Mundo

Congresso dos EUA aprova orçamento para pôr fim ao "shutdown"

Joshua Roberts

O Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou hoje um acordo orçamental para pôr fim à segunda paralisação de serviços da administração (shutdown) em três semanas, em vigor desde a meia-noite.

A câmara baixa do Congresso adotou o acordo às 05:30 locais (10:30 em Lisboa), com 240 votos a favor e 186 contra.

O texto, aprovado no Senado às primeiras horas da madrugada, prolonga até 23 de março o financiamento da administração federal.

O acordo orçamental, de 400 mil milhões de dólares (326,6 mil milhões de euros), tem ainda de ser promulgado pelo Presidente, Donald Trump.

As votações deviam ter sido feitas na quinta-feira, antes do shutdown, às 00:00, mas foram bloqueadas pelo senador republicano Rand Paul, contrário ao aumento significativo da despesa pública e do teto de endividamento.

Este é o segundo shutdown da administração Trump, o primeiro dos quais ocorreu a 20 de janeiro.

  • Continuam as demissões na Casa Branca
    1:38

    Mundo

    Há mais um assessor de Donald Trump a deixa a Casa Branca. Com a saída de Rob Porter, são já 13 as demissões desde a tomada de posse do Presidente dos Estados Unidos da América. Porter foi obrigado a afastar-se perante as alegações de violência doméstica e o historial de abusos, denunciado por duas ex-mulheres.

  • Temperatura alta e baixa humidade vão manter-se
    2:04

    País

    A Proteção Civil vai prolongar o alerta vermelho em sete distritos do norte até quarta-feira, devido ao aumento do número de fogos nos últimos dias. Só no fim de semana foram registados mais de 200 incêndios. As temperaturas altas e a baixa humidade vão manter-se.

  • Cada vez mais pessoas escolhem trabalhar no setor imobiliário 
    3:05