Mundo

Casa Branca quer privatizar Estação Espacial Internacional

NASA

A Casa Branca quer transformar a Estação Espacial Internacional (ISS) numa empresa privada, revela esta segunda-feira o jornal Washington Post, que teve acesso a um documento interno da agência espacial americana NASA.

Segundo o Washington Post objetivo da administração de Donald Trump será privatizar a ISS, que é dirigida pela agência espacial americana em articulação com a agência espacial russa.

Colocada em órbita terrestre baixa (350 quilómetros, a ISS é a maior e mais moderna estrutura já montada pelo homem no espaço, servindo como plataforma para missões e como laboratório para experiências espaciais conduzidas pelos Estados Unidos, Rússia, Japão, Canadá e pela agência espacial europeia, que agrupa 11 países.

Segundo o documento a que o jornal teve acesso, a Casa Branca deixará de apoiar com fundos federais o funcionamento da ISS a partir de 2025.

"A NASA desenvolverá suas parcerias comerciais e internacionais ao longo dos próximos sete anos para garantir a presença e o acesso contínuo de seres humanos à órbita terrestre baixa", aponta o documento.

Para garantir a transição, a Casa Branca irá pedir uma "análise do mercado e planos de desenvolvimento" ao setor privado.

A NASA começou durante a presidência de George W. Bush a entregar a privados certas operações, como voos de abastecimento (que agora são responsabilidade de empresas como SpaceX e Orbital ATK), uma tendência que se acentuou com o governo de Barack Obama.

Lusa

  • Entrevista exclusiva a astronauta da NASA
    7:26

    Mundo

    O norte-americano que bateu o recorde de permanência no espaço acaba de lançar um livro sobre a carreira que chega esta semana a Portugal. Scott Kelly esteve um ano na Estação Espacial Internacional. O astronauta da NASA, agora na reforma, falou com a SIC em exclusivo, em Madrid.

  • NASA divulga imagens da Terra a partir da Estação Espacial Internacional
    0:24

    Mundo

    A NASA divulgou imagens impressionantes da Terra vista do Espaço. O vídeo mostra uma visão a partir da Estação Espacial Internacional. Na sequência acelerada de imagens é possível ver as luzes das grandes cidades e também relâmpagos durante uma tempestade. A estação espacial é habitada por seis astronautas, encontra-se em órbita e em média dá 16 voltas à terra a cada dia.

  • SpaceX lança nova cápsula não tripulada com sucesso
    0:33

    Mundo

    A empresa norte-americana SpaceX lançou com sucesso, na noite deste domingo, a cápsula não tripulada Dragon para uma nova missão de abastecimento da Estação Espacial Internacional. Lançada a partir da Flórida, a Dragon, a única cápsula capaz de regressar à Terra depois de um voo espacial partiu com provisões para os astronautas e material para experiências científicas.

  • Astronautas preparam estacionamento para naves privadas
    0:42

    Mundo

    Esta quinta-feira astronautas fizeram o segundo passeio espacial em duas semanas. Tinham como objectivo retirar da estação espacial internacional um radiador térmico que estava com defeito. À menos de duas semanas, os dois astronautas americanos instalaram um dispositivo que servirá de estacionamento para as naves privadas que, nos próximos anos, irão levar as futuras tripulações até à Estação Espacial Internacional. A tarefa foi levada a cabo pelos americanos Jeff Williams, de 58 anos, e Kate Rubins, de 37.

  • Pedro Queiroz Pereira terá caído das escadas de iate
    2:31
  • Terminadas buscas nos escombros da ponte Morandi
    1:20