Mundo

Ice Bucket Challenge, o desafio que gerou 115 milhões de euros em prol da ELA

Krasnoyarsk, Sibéria

© Ilya Naymushin / Reuters

ELA, ou Esclerose Lateral Amiotrófica, a doença degenerativa de que sofria Stephen Hawking, era praticamente invisível até ao ano 2014, altura em que surgiu o Ice Bucket Challenge. O desafio do balde de gelo tornou-se viral e acabou por gerar milhões de euros em prol desta causa.

Cristiano Ronaldo, Bill Gates ou Mark Zuckenberg são apenas três das muitas celebridades que decidiram aceitar o repto e gravar um vídeo a entornar baldes de gelo sobre si próprios.

O Ice Bucket Challenge pretendia consciencializar a população para esta doença e incentivar donativos para a sua investigação.

Doações essas que acabaram por chegar aos 115 milhões de euros, permitindo aos cientistas o desenvolvimento de seis projetos de investigação. Uma ajuda que acabou por resultar na descoberta do gene NK1, que contribui para o aparecimento da Esclerose Lateral Amiotrófica.

Mais de 17 milhões de pessoas publicaram na internet a sua participação no Ice Bucket Challenge. Vídeos que foram vistos mais de 400 milhões de vezes em todo o mundo.

  • Sporting vence Qarabag

    Liga Europa

    O Sporting estreou-se esta quinta-feira na fase de grupos da Liga Europa com uma vitória em Alvalade, sobre o Qarabag, por 2-0.

  • Marcelo despediu-se da "fascinante aventura" do ensino
    2:51