Mundo

Ataque conjunto contra a Síria durou uma hora

Ataque conjunto contra a Síria durou uma hora

Os Estados Unidos, a França e o Reino Unido lançaram um ataque conjunto contra alvos estratégicos em território sírio. Durante uma hora, três instalações distribuídas por Damasco e Homs, onde o regime de Bashar al-Assad produzia e armazenava armas químicas ficaram destruídas. Foram disparados 105 mísseis, numa operação que segundo os aliados não fez vítimas.

  • EUA avisaram Israel sobre ataque à Síria horas antes
    1:32

    Mundo

    Os Estados Unidos avisaram antecipadamente Israel sobre os bombardeamentos em território sírio. A guerra na Síria é encarada com grande preocupação pelos israelitas, não só por causa da proximidade mas sobretudo pelo envolvimento do Irão. O Correspondente da SIC no Médio Oriente, Henrique Cymerman, explica como estes ataques estão a ser vistos por Telavive.

  • Reações contra o ataque à Síria
    2:04

    Mundo

    O Presidente sírio mandou dizer que o ataque concertado reforçou a determinação do país em continuar a lutar contra o terrorismo. O Irão diz que o bombardeamento é um crime e a Rússia acusa os aliados de bombardearem a Síria para travar a investigação que está a ser feita ao alegado ataque químico em Douma.

  • Papa Francisco - entre a vulnerabilidade de um abalo e a oportunidade de uma reforma

    Papa e a tensão na Igreja

    Não é o tempo cronológico que define Francisco, mas o tempo da oportunidade, sem necessariamente sintonizar a ação com o tempo mediático. Esta circunstância pode dar um bom enquadramento de leitura para o «escândalo» dos abusos sexuais por parte de clérigos católicos. Mas o impacto mediático gerado pelo relatório da Pensilvânia e pela carta de um arcebispo a pedir a resignação do Papa, com a visita à Irlanda como pano de fundo, acabou por criar também uma oportunidade. Os próximos meses são por isso fulcrais para atenuar os danos e reconstruir laços de confiança nas instituições. Não há folga para oportunidades desperdiçadas. A pressão é elevada. A dimensão mediática não terá sido devidamente valorizada. Francisco ficou mais exposto às críticas e aos críticos.

    Joaquim Franco

  • Piloto que morreu no Estoril terá ficado sem travões
    1:17
  • Empresa de segurança sob suspeita na Guarda
    4:47
  • O embaraço do príncipe Harry
    0:29